Alesc e TJSC, lado a lado, no entorno da praça Tancredo Neves, Centro de Floripa.,

Ganho real na Alesc amplia expectativa da categoria sobre data-base de 2024

No último dia 8 de abril, o Diário Oficial publicou a Lei Complementar n° 858 com a recomposição inflacionária de 4,51% e aumento real de 5% para as trabalhadoras e os trabalhadores da Assembleia Legislativa (Alesc), totalizando um reajuste de 9,51% nos vencimentos e benefícios daquela categoria.

Mais do que vizinhos, o TJSC e a Alesc estão fisicamente localizados no entorno da praça Tancredo Neves, Centro de Florianópolis, os poderes legislativo e judiciário de Santa Catarina são financiados da mesma forma, pelo chamado duodécimo, percentuais da receita líquida disponível do Estado de Santa Catarina.

A notícia de ganho real conquistado pelos colegas do legislativo, aumentou a expectativa das trabalhadoras e dos trabalhadores do judiciário em relação à reivindicação de 5% acima da inflação para a data-base de 2024.

Diferentemente da Alesc que possui data-base em fevereiro, a perda inflacionária anual dos salários no TJSC deve atingir, segundo previsão do Boletim Focus do Banco Central (Bacen), 3,63% entre maio de 2023 e maio de 2024.

Se confirmada a projeção do Bacen, o percentual total que a categoria deve reivindicar junto à administração do TJSC na Campanha Salarial deste ano deve chegar a um total de 8,81% com impacto nos vencimentos, auxílios creche, médico-social, alimentação, saúde e na GNS.

32 comentários

    • Luta das trabalhadoras e dos trabalhadores da Alesc, Amarildo. Vamos junto na luta para as demais categorias dos serviços públicos em SC!

  1. O maior absurdo é dar reajuste para outros poderes e o Executivo que paga. Funcionários do executivo nada recebem, olho bem aberto Governador, logo,logo, teremos eleições pra governador. Inativos e Pensionistas nada.

    • Olá Alcides, o Sintespe e demais sindicatos que representam a categoria no Executivo estadual estão na luta. Filie-se e participe das mobilizações do seu sindicato e vamos todos juntos na luta por um serviço público de qualidade para o povo que vive em Santa Catarina!

  2. Qual a necessidade de citar trabalhadoras e trabalhadores. O certo é trabalhadores ou servidores e pronto.

    • Opa Marilza, vem pra assembleia com as trabalhadoras e os trabalhadores do judiciário na terça, dia 23 e abril!

    • Opa Maria, que intimidade com desembargador presidente! 🙂 Mas o importante é participar da assembleia nesta terça, dia 23 de abril.

  3. Bom dia ,olha eu liguei no SINJUSC e a moça que atende o telefone falou que não
    vem as promoções não veio e não vem ,SINJUSC falou que vem folha suplementar vamos ver se vem mesmo .

    • Isso, Kátia! Fique de olho por aí, que estamos de olho aqui também! Nesse meio tempo, participe da assembleia nesta terça, dia 23 de abril! É hora de mobilização!

  4. Torcendo pelo nosso ganho real! “com impacto nos vencimentos, auxílios creche, médico-social, alimentação, saúde e na GNS”. Torcendo pela implementação da GANS! Nós, os TJAS em disfunção estamos esperandooo! kkk

    • Tá certo! Mas se não cair, também não adianta ficar sentado esperando. Vamos cobrar juntos na luta, Adriano! Forte abraço!

  5. Já fiz minha inscrição para participar da Assembleia no dia 23, pois pretendo saber como anda a antiga reinvindicação dos cargos em disfunção ( Ag. de Apoio Administrativo e outros) tão alardeada a mais de 10 anos e até o momento não tivemos mais notícias?

  6. ALESC: 300 servidores, se é que chega a tanto.
    Judiciário: 8000, aproximadamente.
    Mas seria muito bom.

    • Olá Antônio, percentual do duodécimo percebido pelo TJ é mais que o dobro da Alesc, além disso, o TJSC tem outras fontes de financiamento Sidejud e FRJ. Além disso, a discrepância não pode ser justificada pela quantidade de trabalhadoras e trabalhadores, ambos são poderes de Estado, ambos são fundamentais para a democracia, as categorias que trabalham em ambos os poderes merecem reconhecimento e valorização!

  7. Acho bem absurdo e injusto é o seguinte: todo ganho que temos, reajustes de inflação, ou ganho real, ou o que quer q seja, é calculado sobre o valor da tabela do nível 7-A. Ora, se o servidor está na “sua” letra, é porque trabalhou pra isso, durante longos anos… o justo era cada servidor ter o reajuste de sua remuneração, do seu vencimento básico. Fica aí uma sugestão de mudança!

    • Olá Ana, na verdade, percentuais de inflação e ganho real, quando conquistados, incidem exatamente sobre o vencimento de cada trabalhadora e trabalhador.

      • Sinjusc, concordo totalmente com os argumentos da Ana. A remuneração e benefícios devem ser calculados em relação ao padrão que o servidor tem na carreira e não com base no início dela. Fica o pedido para que essa forma de cálculo dos benefícios seja adotada pelo TJSC desde já ou no futuro PCS (que nunca vem e sempre está em estudos inexistentes)…

        • Olá Adriano, os benefícios suprem necessidades que são comuns, iguais para todos. Já o padrão depende do concurso, formação, função etc. São questões bem diferentes, mas é claro que você é livre para propor o que achar melhor para a categoria e o momento certo para isso é na assembleia, como a que aconteceu no último dia 23 de abril, mas lá, não foi sequer proposto nada nesse sentido, muito menos aprovado. As pautas aprovadas pela categoria estão na matéria que divulgamos recentemente: https://www.sinjusc.org.br/assembleia-aprova-meta-de-5-mil-filiados-as-e-pauta-para-data-base-2024/

          • Diante da mesa de negociação permanente, acho que existe a possibilidade do sinjusc pautar o TJ sem a necessidade de referendo em assembleia, até porque não representaria nenhum prejuízo aos filiados e servidores, tão somente ganhos, em todos os cenários possíveis.

          • Não é assim que funciona a democracia sindical, Adriano. Encaminhar decisões sem apreciação coletiva nos órgãos pertinentes (assembleia, Congresso, eleição etc) fere os estatutos da entidade!

  8. “Caros membros do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado de Santa Catarina (Sinjusc),

    Neste momento desafiador, é importante lembrar a força e a união que nos caracterizam como profissionais e como uma comunidade. Juntos, somos capazes de superar qualquer obstáculo que se apresente em nosso caminho.

    Nossos esforços diários são fundamentais para garantir a justiça e a igualdade em nossa sociedade. Que possamos continuar unidos em prol dos nossos direitos e de um ambiente de trabalho cada vez mais justo e digno.

    Vamos avançar com determinação e solidariedade, confiantes de que, juntos, podemos alcançar grandes conquistas para todos nós.

    Contem com o apoio e a motivação de seus colegas e do Sinjusc.

    Juntos somos mais fortes!

    Atenciosamente,”

  9. Ooooo gente, mudando de assunto, e os jogos? Quero me inscrever, trazer troféu para minha unidade. Eu quero o link por whats!

  10. Assim como Juízes sempre ganham equidade de vencimentos com os Promotores, devemos ao menos ter equidade com os servidores do MP.
    A tabela dos servidores MPSC demonstra defasagem final de carreira de 100% para os técnicos judiciários e 23% para os analistas.
    Esperamos que seja corrigida essa distorção.

  11. Onde foi parar a folha suplementar ? De abril nem sinal hoje dia 30 /04 nada eu estou passada ,metade do ano e nada de um bom aumento ,luz , comida ,tudo subiu e nada de algo bom. muita propaganda e nada concreto.

    • Olá Kátia! Segue a resposta que recebemos da administração:

      “A Diretoria de Gestão de Pessoas informa que haverá o pagamento retroativo de promoções, com juros e correção monetária, na folha de ajustes de abril de 2024, para as situações abaixo:
      Casos enquadrados neste pagamento:
      – Atos gerais de promoção n. 2125/2022 e n. 2126/2022, disponibilizados no Diário da Justiça Eletrônico de 29-11-2022.
      Importante lembrar:
      – Servidores que possuem cargo em comissão/gratificação especial e recebem pela diferença entre o vencimento do seu cargo efetivo e o padrão DASU ou ANS-10A não possuem retroativo de promoção.
      – O pagamento informado se refere apenas a valores retroativos, considerando que as promoções foram implementadas na folha de pagamento de dezembro de 2022.

      Mensalmente serão informados novos pagamentos de diferenças de promoção referentes a outros atos não contemplados neste pagamento.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *