Cartilha e livro são voltados para formação sindical, escolar e acadêmica

Os sindicatos que fazem parte do Fazendo Escola, entre eles o SINJUSC, lançam cartilha e  livro elaborados com base no Ciclo Internacional de Seminários “O Futuro do Trabalho: Perspectivas Latino americanas”, próximo dia 31 de maio no auditório do EFI/UFSC. O evento intitulado “Sindicalistas e Acadêmicos: Uni-vos” é gratuito, aberto a toda comunidade e para participar basta se inscrever clicando AQUI.

As publicações foram elaboradas a partir do Ciclo realizado no ano retrasado em parceria com o Lastro-UFSC por meio de Emenda Parlamentar do Deputado Federal Pedro Uczai (PT-SC). Os seminários aconteceram de forma online e reuniram especialistas, sindicalistas e pesquisadores latino-americanos para debater as mudanças que aconteceram no mundo do trabalho nas ultimas décadas e que impactam diretamente a vida da classe trabalhadora. São mudanças que se deram tanto pela inserção de novas tecnologias, quanto pelo aprofundamento de políticas neoliberais.

No lançamento, representantes das entidades envolvidas e o Deputado falam sobre o processo de elaboração dos materiais que são voltados para cursos de formação sindical, mas também podem ser adotados como apoio para aulas de diversas disciplinas acadêmicas e até escolares. A cartilha propõe temas sobre as mudanças no mundo do trabalho para o debate e o livro aprofunda cada uma das questões levantadas. Durante o evento, que conta também com um coquetel, serão distribuídos 50 livros para os representantes das entidades sindicais e unidades acadêmicas presentes e 200 cartilhas para quem se interessar.

SINDICALISTAS TAMBÉM PARTICIPARAM DA ELABORAÇÃO DOS MATERIAIS

O artigo que fecha o livro, “A ampliação da atuação sindical como forma de enfrentar as novas dinâmicas do trabalho não presencial no judiciário catarinense” foi escrito a quatro mãos pela atual presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, e pelo atual Vice-presidente, Neto Puerta, reforçando a importância do protagonismo sindical na elaboração de uma visão crítica em relação as mudanças no mundo do trabalhado impulsionadas por premissas neoliberais e anticlassistas.

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