De acordo com o anuário do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em 2023, chegaram 1,19 milhões de novos casos no TJSC e ainda que as trabalhadoras e os trabalhadores do judiciário catarinense tenham dado baixa em 1,24 milhão de processos no período, ainda seguem pendentes mais de 3 milhões de ações judiciais.
Apesar dos recordes de produtividade que vêm sendo batidos a cada ano, a diretoria do SINJUSC tem insistido com a administração do TJSC que, além da reposição, a ampliação da mão de obra é fundamental para a melhoria do atendimento à população.
Nesse sentido, a diretoria do SINJUSC vê como acertada a publicação do edital do concurso público para o judiciário estadual de Santa Catarina na segunda, dia 25 de março, pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), banca realizadora do processo seletivo.
O último concurso feito para as regiões a que se destina o novo edital foi realizado em 2018 e tem validade até o próximo mês de agosto. A ideia do novo certame também é fazer com que o judiciário catarinense tenha como repor as vagas daqueles colegas que se aposentam ou deixam os quadros do Tribunal por outros motivos.
SOBRE O CONCURSO 2024 DO TJSC
O objetivo do concurso 2024 do TJSC é formar cadastro de reserva para cargos de analista administrativo, analista jurídico, assistente social, engenheiro civil, engenheiro eletricista, oficial de justiça e técnico judiciário auxiliar.
O certame tem validade de um ano a partir da data da homologação, podendo ser prorrogado por mais um ano. As inscrições devem ser feitas entre os dias 27 de março e 25 de abril de 2024 por meio do site da FGV na internet.
As provas para a maioria dos cargos acontecem no dia 9 de junho das 9h às 13h, com exceção da prova para técnico judiciário auxiliar que acontece no mesmo dia, mas na parte da tarde, das 15h às 19h.