Imersão no Parque Estadual de Canudos no interior do Estado da Bahia. Foto: Roberto Paim

Fenajud e Sinjusc fazem imersão sobre Guerra do Contestado em novembro

Em novembro, a Fenajud faz mais um curso do Projeto Lutas Populares e a Opressão do Estado, desta vez, sobre a Guerra do Contestado em parceria com o SINJUSC. Além de palestras de especialistas no tema, a formação conta com uma imersão na região do meio oeste catarinense onde o conflito aconteceu durante a primeira metade do século XX.

A aventura será aberta à participação da categoria e pretende seguir o formato utilizado nos últimos dias 16, 17 e 18 de março para o curso sobre a Guerra de Canudos realizado pela Fenajud com a cooperação do Sintaj-BA na cidade de Juazeiro. 

Foto: Roberto Paim (Sintaj-BA)

No primeiro momento da formação houve uma contextualização histórico-política e o aprofundamento do tema por meio das palestras do Doutor Paulo Pinheiro Machado (UFSC), do fotojornalista, Roberto Arrais, do pesquisador do IHGRS, Carlos Perrone Jobim Júnior, da Doutora Márcia Janete Espig (UFPel) e do militante do Movimento Popular Histórico de Canudos, Enoque José de Oliveira.

Na segunda parte, os dirigentes que participaram do curso foram levados até o local onde aconteceu a Guerra de Canudos no sertão baiano para visualizar a região, perceber o clima e tentar imaginar como era a vida daquele agrupamento de trabalhadoras e trabalhadores rurais que resistiu por tanto tempo à diversas forças de repressão estatal.

Foto: Roberto Paim (Sintaj-BA)

A presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, o Vice, Neto Puerta e a diretora, Ângela Daltoé Tergnago, participaram da atividade no interior da Bahia.

CONSELHO DA FENAJUD REITERA NECESSIDADE DE DEMOCRACIA NO JUDICIÁRIO

A Coordenadora da Fenajud, Carolina Rodrigues Costa, e a representante do SINJUSC no Conselho, Ângela Daltoé Tregnago.

Durante o Conselho de Representantes da Fenajud, realizado na quarta (15/03), também no Estado da Bahia, ficou decidido que a Federação deve intensificar a luta pela democratização do Judiciário, sobretudo em relação às decisões que afetam a categoria.

O Conselho indicou ainda que a Fenajud deve unir-se ao movimento pela criação da Frente Parlamentar Mista de Defesa do Serviço Público no Congresso Nacional para pautar questões do judiciário e apoiar a aprovação da PEC 555 que torna inconstitucional a contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *