Em Brasília, SINJUSC participa da retomada do protagonismo e valorização dos sindicatos 

A presidência do SINJUSC cumpriu agenda política e sindical nessa semana, em Brasília representando a CTB e a FENAJUD. Na quarta-feira (18), o primeiro compromisso foi com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho e as Centrais Sindicais. Centenas de lideranças sindicais estiveram presentes no palácio do Planalto.

Em discurso de aproximação e valorização da atividade sindical, Lula frisou que seu governo será pautado no diálogo e mobilização, mas pediu que os movimentos cobrem e fiscalizem o governo para que os avanços aconteçam.

O ministro Marinho destacou a importância dos servidores no cenário de reconstrução de política públicas e dos direitos da população brasileira. Marinho reforçou que haverá a organização de uma agenda para discutir temas urgentes para o funcionalismo junto com o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

Além de destacar o serviço público, o presidente também falou da valorização do salário mínimo e do andamento da Reforma Tributária, como politicas de justiça social e menos desigualdade.

As falas dos atuais gestores do país destoam do ex-ministro da Economia, Paulo Guedes, que comparou os trabalhadores públicos a parasitas e congelou o salário da categoria (LC 173).

Nota de repúdio: Não somos parasitas

Delegação de SC ocupa Brasília na luta contra a reforma administrativa

SINJUSC dialoga com a categoria de maneira virtual sobre data-base, congelamento e condições de trabalho

O SINJUSC espera e irá trabalhar pela manutenção desse diálogo retomado, também estará atento a possíveis projetos que possam prejudicar os trabalhadores e o serviço público.

DIREITO AO DESLIGAMENTO|

A agenda política seguiu com audiência na sede do Ministério da Ciência e Tecnologia, com a ministra Luciana Santos. As centrais também estavam presentes e expuseram as reivindicações das categorias. A presidenta do SINJUSC, Carolina Costa Rodrigues teve espaço de fala e argumentou as transformações do mundo do trabalho com a virtualização.

Controle individual do trabalho, sobrecarga, direito ao desligamento e cobranças por metas foram apontadas pela presidenta com convite ao debate sobre a tecnologia e trabalho, com destaque às atividades de formação que o SINJUSC promove com o Fazendo Escola. Um exemplar da Revista Valente foi entregue à ministra.

AMPLIAR PARTICIPAÇÃO DOS SINDICATOS NAS DECISÕES POLÍTICAS|

No dia seguinte, quinta-feira (19/01), após reunião na sede da Fenajud para organizar a pauta do dia, teve encontro com o Secretário Nacional de Participação Social, Renato Simões. Os diálogos ponderaram sobre o retorno da participação de movimentos sociais/populares e sindicatos nas discussões e formulações de projetos ao país. O secretário frisou, que diferente do ex-governo, todos serão recebidos e terão voz. Simões também recebeu exemplar da revista Valente.

Ainda no Planalto, os dirigentes tentaram encontro com Márcio Macêdo da Secretaria-Geral da Presidência da República, pasta responsável diretamente pelo acompanhamento e orientação do presidente nas agendas institucionais, diálogo com movimentos sociais e na relação com os órgãos e entidades da administração pública, com o Congresso Nacional e com o Judiciário. No gabinete foi protocolado oficio pedindo audiência.

DEFESA DA SAÚDE|

O último compromisso do dia foi com o Secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes. O encontro contou com participação de outros sindicatos e centrais, embora breve, a reunião objetivou ser um marcador social da presença do SINJUSC na organização do novo governo e também da disposição dos sindicatos negociarem pautas de interesse da categoria.

SIGA O SINJUSC NO INSTAGRAM|

A rotina das agendas em Brasília foram compartilhadas no Instagram oficial do sindicato. Um box de perguntas e respostas foi aberto, com ampla participação dos trabalhadores. Clique aqui e nos siga.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *