As vigílias são uma forma da categoria participar das mesas de negociação entre o SINJUSC e o TJSC.

VIGÍLIA 30/09: mande sua foto com placas pela GANS e pelo AQ para o SINJUSC!

A diretoria do SINJUSC orienta toda a categoria a enviar, desde já, fotos de colegas segurando placas com frases de apoio à implementação da Gratificação por Atividade de Nível Superior (GANS) e do Adicional de Qualificação (AQ) para o Conecte SINJUSC – número de WhatsApp do Sindicato. Você pode enviar a foto agora mesmo para que ela seja postada no perfil do SINJUSC no Instagram durante a reunião da mesa de negociação com representantes da administração do TJSC na terça, dia 30 de setembro, a partir das 14h.

Massificação da GANS, possibilidade de acumular AQ e GANS, valor mínimo do AQ superior à Gratificação de Nível Superior (GNS), admissão de formação anterior ao ingresso no TJSC para o AQ e a possibilidade de utilizar a mesma titulação para o AQ e para progressão, são algumas das questões que serão debatidas na mesa de negociação com o TJSC.

De acordo com a presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, “ as mesas de negociação tem sido uma ferramenta fundamental para as vitórias que tivemos até aqui. Processo de negociação que permite que o Sindicato movimente as demandas da categoria. A GANS deve ser massificada, mas o primeiro passo é a regulamentação dela. O mesmo se diz em relação ao AQ. Regulamentadas estas duas pautas, nós subimos alguns degraus para falar da massificação, cumulação e começar a trilhar um caminho para trabalhar a disfunção dos técnicos”.

MAJORAÇÃO DO MÉDICO-SOCIAL TAMBÉM NA PAUTA

Atualmente, aposentadas e aposentados do judiciário catarinense são os únicos entre os judiciários estaduais de todo o Brasil que possuem um benefício exclusivo equiparado ao auxílio alimentação. Agora, a diretoria do SINJUSC discute com a administração do Tribunal a possibilidade do pagamento de cinco anos de retroativos dessa equiparação ou a elevação da referência que serve de base para o cálculo do médico-social do ANS/3-J para o ANS/5-J.

Em 2016, quando foi instituído, o médico-social não correspondia a metade do auxílio alimentação que foi deixando de ser pago para aposentadas e aposentados dos serviços públicos de todo o país no início da década de 2010. Foi a luta da categoria, por meio do SINJUSC, que entre 2022 e 2025 fez com que o benefício tivesse um aumento de 365,5% e fosse finalmente equiparado. Além de não sofrer desconto de imposto de renda, o médico-social é pago a aposentados e aposentadas do judiciário catarinense com ou sem paridade.

9 comentários

  1. Já passou da hora de recebermos a GANS! Estou há 2 anos minutando processos e sem 1 real a mais por isso. Disfunção escancarada pra quem quiser ver! O mínimo que o TJSC deve é pagar aos TJAs que executam atividades de nível superior o que é devido! Agora estou filiada e quero receber a GANS e o AQ.

  2. Oie!
    O Sinjusc tem articulado algo no sentido de que as 16 vagas criadas de Analista Adm sejam preenchidas e sejam nomeados os primeiros colocados nas comarcas do último concurso?
    Thanks!

  3. Boa tarde,
    Essa questão do GANS para mim ainda é confusa, e me parece que mais vai gerar desigualdade entre os técnicos.
    Eu não tenho nível superior em Direito, mas tenho tecnólogo em gestão pública. E tenho também 5 pós graduações na área do Direito, trabalho há 8 anos em cartório.
    No caso eu não teria como ter a GANS? mas o meu colega do meu lado fazendo a mesma coisa ou até menos, poderia ter a GANS só por ser formado em direito?
    Isso está muito confuso ainda, o certo seria que todos os TJAs trabalhando em cartório com qualquer formação superior pudessem ter o GANS.

    • Olá Edilson, a luta pela implementação da GANS é pauta aprovada pela categoria. Como qualquer medida, vai produzir algumas contradições que precisarão ser tratadas depois. Em princípio, o esforço da diretoria é pela implementação e massificação!

      • Analista judiciário precisa de direito márcia, não técnico. Tribunal que não repasse mais serviço de nível superior para os técnicos. Ou paga ou não faz desvio de função.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *