Tabela do TJSC apresenta defasagem na comparação com MPSC e Alesc

ERRATA: Originalmente publicada aqui no site do SINJUSC no dia 29 de abril de 2024, a reportagem abaixo teve os valores iniciais e finais das tabelas de técnicos e analistas do MPSC corrigidos.

Estudo comparativo evidencia defasagem da Tabela de Vencimentos do TJSC em relação ao Ministério Público (MPSC) e a Assembleia Legislativa (Alesc), ambos órgãos que também são financiados pelo chamado duodécimo, percentuais da Receita Líquida Disponível (RCL) do Governo do Estado de Santa Catarina.

De acordo com o documento, o vencimento básico (VB) inicial de um técnico do TJSC corresponde a 76,21% do inicial de um técnico do MPSC e a quase metade (56,32%) do que recebe um técnico da Alesc no início da tabela.

Já em relação aos analistas, no TJSC o VB inicial é só 1,7% maior que o do analista do MPSC, mas corresponde a apenas 65,20% do VB pago ao nível superior na Alesc no início da tabela.

A discrepância aumenta conforme os níveis da tabela de vencimentos, um técnico do TJSC recebe um VB que é menos da metade (45,32%) daquilo que um técnico do MPSC recebe no final da tabela e, praticamente, um terço (34,57%) do que o técnico da Alesc nas mesmas condições. 

No caso de trabalhadores de nível superior, a diferença também se amplia e no final das tabelas, analistas do TJSC recebem um VB que corresponde a 66,27% e a 36,47% dos profissionais do MPSC e Alesc, na mesma posição.

TABELA DO TJSC É A MAIS COMPACTADA DAS TRÊS

Já na comparação dos valores inicial e final de cada tabela, o VB técnico do TJSC aumenta o correspondente a pouco mais da metade do inicial (151,55%), já no MPSC e na Alesc o VB mais que dobra ao longo da tabela, registrando aumentos de 254,83% e 266,16%, respectivamente.

A mesma comparação em relação aos analistas apresenta um crescimento de 156,92% no TJSC, 240,84% no MPSC e 280,53% na Alesc. Note que no Legislativo, o VB quase triplica na comparação entre o início e fim da tabela.

14 comentários

    • A diretoria do SINJUSC se reúne com interlocutores do TJSC nesta segunda, 13 de maio, para a primeira rodada de negociação da data-base, Kátia. Como divulgamos em algumas notícias aqui no site!

  1. Já negaram o nosso ganho real e demais pleitos… olhem o parecer do SEI n. 0019634-06.2024.8.24.0710.
    Desanima sabe…

    • Não é verdade Márcia. O parecer da DGP não é conclusivo, apenas pondera que a recomposição depende de aprovação do Órgão Especial e que o ganho real precisaria de Projeto de Lei. A diretoria do SINJUSC está negociando as pautas com os interlocutores do TJSC e, por enquanto, não tem nada negado!

  2. Absurdo! Está na hora de valorizar os servidores do Tribunal de Justiça de Santa Catarina, ainda mais por ser um dos mais produtivos do país!!

    • Olá Carlos, esse debate está sendo feito, no momento oportuno, a diretoria do SINJUSC vai convocar a categoria para decidir sobre o assunto. De qualquer forma, a diretoria vai ser alertada sobre a sua demanda!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *