Presidente do Fazendo Escola, Neto Puerta, durante Plenária Virtual de terça, 4 de junho.

Saúde não é só a ausência de doença

“Saúde é direito à casa, à moradia. Saúde é ter boas condições de trabalho, é um salário digno, é acesso à água. Saúde é saneamento básico. Saúde é um meio ambiente saudável. A saúde é você ter direitos políticos. Saúde é você ter informação, uma informação verdadeira que te faz refletir sobre a realidade. Saúde é autodeterminação do seu povo, que esse povo não seja submetido a algum tipo de medo e violência.”

A fala do presidente do Fazendo Escola e vice-presidente do SINJUSC, Neto Puerta, na plenária virtual realizada na terça, dia 04 de junho, tratou do alargamento do significado da palavra “saúde” da maneira como o conceito vem sendo trabalhado nas atividades do Centro de Estudos.

A Plenária do Fazendo Escola reuniu diretores das seis entidades filiadas (SINJUSC, Simpe-SC, Sintrajusc, Sindjus-RS, Sindijus-PR e Sindjud-PE), representantes do Sindicato dos “Judiciales de Santa Fé” e da Universidade Nacional de Rosário (UNR), mas também representantes regionais e delegados sindicais do SINJUSC.

O debate girou em torno das consequências da digitalização e do teletrabalho largamente implementado no judiciário brasileiro em contraste com o que acontece na Argentina onde o contato interpessoal e processos de papel ainda são uma realidade.

De uma maneira geral, os participantes falaram sobre o isolamento causado pelo teletrabalho, a ausência dos vínculos sociais que eram formados na modalidade presencial, o aumento da carga de trabalho causado pelo uso de novas tecnologias e a fragilização da saúde mental da categoria por meio desses processos.

POR UM FIO: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE SAÚDE E TRABALHO

De 29 a 31 de agosto, o Fazendo Escola realiza o Seminário Por Um Fio em parceria com a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) e o Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO/UFSC). Um dos objetivos do Seminário é qualificar a abordagem do SINJUSC sobre saúde nos locais de trabalho por meio da formação de representantes regionais e delegados sindicais.

O evento acontece nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, e a programação provisória do Seminário pode ser encontrada no site do Lastro: https://lastro.ufsc.br/porumfio/. Acompanhe as confirmações de mesas, palestras e oficinas por meio do perfil do Seminário no Instagram: @porumfioseminario

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *