Problemas no SC Saúde devem ser relatados ao SINJUSC

Com o objetivo de melhorar o atendimento do SC Saúde, a diretoria do SINJUSC quer saber quais as principais dificuldades enfrentadas pelos usuários do plano que trabalham no Judiciário catarinense. O resultado da avaliação será apresentado nas reuniões que o SINJUSC e outros sindicatos têm feito com o Secretário de Administração do Estado de SC, Vânio Boing, para debater a questão. Faça a sua avaliação por meio do formulário online clicando AQUI.

No final de 2023, o SINJUSC conquistou a concessão de auxílio-saúde para quem é beneficiário do SC Saúde e, desde 2024, tem debatido com o Governo do Estado soluções para os problemas do plano que atende quase 200 mil pessoas. De um lado, as entidades sindicais cobram a ampliação da rede credenciada e a melhora da gestão, de outro, o Governo insiste no aumento da mensalidade, conforme noticiado aqui no site do SINJUSC: “Déficit no SC Saúde é resultado da falta de aumento real e reajuste inflacionário para categorias do Estado”.

O SC Saúde acumula um prejuízo de cerca de R$ 10 milhões por mês, déficit que vem drenando o fundo de reserva que era de cerca de R$ 350 milhões em março de 2025. As informações vieram à público depois que os sindicatos e a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) realizaram uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o “sucateamento” do SC Saúde.

De acordo com a presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, “o debate que temos feito com outras entidades sindicais é a luta pelo aumento da contrapartida do Estado para o SC Saúde, pois muitos usuários, principalmente aposentadas e aposentados, terão dificuldades de se manter caso a mensalidade aumente ainda mais. Essa é mais uma consequência das reformas previdenciárias que penalizam aposentadas e aposentados do serviço público estadual”.

SOBRE O SC SAÚDE

Criado em 2012, o SC Saúde é um plano de saúde, sem fins lucrativos, administrado, integralmente, por uma equipe de servidores públicos, custeado por meio de contribuições dos usuários e contrapartida do Estado, que oferece atendimento complementar aos servidores do Estado de Santa Catarina e às famílias deles.

13 comentários

  1. Se tem déficit é porque não está sendo bem administrador.
    Fazia tratamento numa rede de clínica de ortopedia.
    Mas ela se desvinculou do SC Saúde, alegando atraso de pagamento.
    Sou a favor de um reajuste correto, mas que as clínicas e hospitais atendem.

  2. É um plano de saúde muito ruim, moro em Brusque e são poucos os médicos que atendem. Até mesmo quando solicito o guia pelo chat (que deveria estar atualizando), o médico que eles informam lá, quando ligo para o consultório para marcar a consulta, vem a informação que o médico não atende pelo plano, é uma desorganização total.

  3. Médicos desistiram do SC saúde por vários motivos que me relataram, segue os principais:
    Valor recebido é baixo,
    Demora para receber os valores,
    Muita burocracia

  4. Vejo compreocupacao os recorrentes descredenciamentos de profissionais de saúde do SC Saúde. Por várias vezes tivemos que trocar de profissional em nossas consultas e acompanhamento médico porque o profissional se descredenciou em função da baixa remuneração do plano. O servidor já paga caro, pelo plano, e piorou quando nos penalizaram no desconto dos 14%, na previdência. As coisas só pioram. Nós é tirado uma enorme fatia, o que nos permitiria optar por outras formas de escolha. É preciso pensar com mais seriedade nas causas públicas.

  5. Na minha cidade Sao Joaquim SC só temos um médico que atende pelo scsaude. Nas cidade próxima, Lages a maioria dos médicos e clínicas estão se descrendenciando.

  6. Por que é tão difícil, médicos, laboratórios…conseguirem se cadastrarem no SC Saúde?

    • O SC Saúde alega que é por ser um plano estadual que precisa praticar o mesmo preço no estado todo. Isso faz o valor pago por consulta ser competitivo em Florianópolis, por exemplo, que tem grande oferta, mas não no interior onde a oferta é menor, dificultando a ampliação da rede credenciada!

  7. Não tem médicos cadastrados pelo SC saúde na região de Videira e Fraiburgo, nem um especialista, é um verdadeiro descaso com a saúde. O site do sc saúde está desatualizada.
    Os médicos relatam que o governo não valoriza, paga como deveria Os médicos, e muitos atrasos e burocracia.

  8. -Muitos médicos estão saindo no SC Saúde, o valor pago aos profissionais é muito baixo. Para quem já tem confiança no médico, fica difícil, pagar particular para o mesmo ou trocar o profissional.
    -O profissional da área de NUTRIÇÃO é importantíssimo pra servidores e aposentados como eu. Inclusive o acompanhamento por um profissional da área também beneficia o SC Saúde pois com mais saúde nutricional, teoricamente menos doenças a tratar no presente/futuro. (menos despesas para servidores e SC Saúde). Então, por que o SC Saúde não dá o devido valor a estes profissionais, credenciando e permitindo a possibilidade de exames laboratoriais requisitados pelos mesmos. (?)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *