Com o objetivo de melhorar o atendimento do SC Saúde, a diretoria do SINJUSC quer saber quais as principais dificuldades enfrentadas pelos usuários do plano que trabalham no Judiciário catarinense. O resultado da avaliação será apresentado nas reuniões que o SINJUSC e outros sindicatos têm feito com o Secretário de Administração do Estado de SC, Vânio Boing, para debater a questão. Faça a sua avaliação por meio do formulário online clicando AQUI.
No final de 2023, o SINJUSC conquistou a concessão de auxílio-saúde para quem é beneficiário do SC Saúde e, desde 2024, tem debatido com o Governo do Estado soluções para os problemas do plano que atende quase 200 mil pessoas. De um lado, as entidades sindicais cobram a ampliação da rede credenciada e a melhora da gestão, de outro, o Governo insiste no aumento da mensalidade, conforme noticiado aqui no site do SINJUSC: “Déficit no SC Saúde é resultado da falta de aumento real e reajuste inflacionário para categorias do Estado”.
O SC Saúde acumula um prejuízo de cerca de R$ 10 milhões por mês, déficit que vem drenando o fundo de reserva que era de cerca de R$ 350 milhões em março de 2025. As informações vieram à público depois que os sindicatos e a deputada estadual Luciane Carminatti (PT) realizaram uma audiência pública na Assembleia Legislativa para debater o “sucateamento” do SC Saúde.
De acordo com a presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, “o debate que temos feito com outras entidades sindicais é a luta pelo aumento da contrapartida do Estado para o SC Saúde, pois muitos usuários, principalmente aposentadas e aposentados, terão dificuldades de se manter caso a mensalidade aumente ainda mais. Essa é mais uma consequência das reformas previdenciárias que penalizam aposentadas e aposentados do serviço público estadual”.
SOBRE O SC SAÚDE
Criado em 2012, o SC Saúde é um plano de saúde, sem fins lucrativos, administrado, integralmente, por uma equipe de servidores públicos, custeado por meio de contribuições dos usuários e contrapartida do Estado, que oferece atendimento complementar aos servidores do Estado de Santa Catarina e às famílias deles.