Luta garante reposição de 28,1% para os sem paridade; Moisés ainda deve retroativo

A luta do SINJUSC junto com o Fórum dos Servidores Públicos de Santa Catarina garantiu a reposição de 28,1% para os aposentados e pensionistas sem paridade: aqueles que se aposentaram a partir de 2004 e perderam a integralidade dos vencimentos e a paridade. Os com paridade também tiveram o salário recomposto agora no início de 2022, uma conquista, também, da luta do SINJUSC. Quem tem paridade recebe a reposição inflacionária sempre que os servidores da ativa conquistam a data-base.

A reposição e o retroativo a partir de janeiro de 2022 devem ser pagos ainda nesse mês de abril. No entanto, o governador ainda deve o retroativo de janeiro de 2018 a dezembro de 2021.  O SINJUSC está articulando como encaminhar essa demanda.

A conquista do reajuste irá repor parte das perdas que os aposentados sem paridade tiveram nos últimos quatros anos, uma vez que o Estado não reajustava os seus salários desde 2018, porque o Governo Carlos Moises não estava aplicando a Lei 412/2008 (Art. 71), que deveria garantir a reposição anual via decreto.

No início de abril, o SINJUSC oficiou o IPREV cobrando o reajuste e no começo da semana, assim que recebeu a informação que faltava apenas a assinatura do governador, convocou mobilização para disparo em massa de mensagens: a pressão deu certo e o governador fez o mínimo ao pagar o o direito e cumprir a lei.

LUTA CONTRA O DESCONTO DE 14% CONTINUA|

Não bastasse esses 4 anos de perdas salariais, o governador enterrou ainda mais o salário do aposentados, taxando em 14% os que eram isentos de contribuição previdenciária. Sobre essa injustiça, o SINJUSC tem duas frentes de enfrentamento: ação judicial e projeto de iniciativa popular.

A ação judicial está em andamento e após a apresentação da réplica pelo SINJUSC e da manifestação do MP, o processo deve seguir para conclusão e, possivelmente, julgamento. Em relação ao projeto popular, o SINJUSC segue colhendo assinaturas, os servidores e aposentados filiados receberam por correio folhas para assinatura, mas o documento e as instruções podem ser baixadas aqui.

SINJUSC SEMPRE NA LUTA!

9 comentários

  1. Gostaria de saber se tenho ou não paridade. Já fiz contato com o TJ mas as informações são sempre desencontradas. Gratidão 🙏

    • Olá, Marlene. Se você for nossa servidora filiada, fazemos a análise para você. Basta nos enviar uma mensagem para o CONECTE SINJUSC: 48 9642-6874.

  2. Eu ja faz algum tempo que mandei um e-mail ao iprev. Pra saber se tenho ou nao paridade….me informaram que tenho paridade. Mas o mais engraçado que desde 2018 não recebo reajuste e nem agora em janeiro de 2022 como foi dito que teve reajuste. Eu não recebi nada. O que recebi foi 14% descontado da minha folha…diminui mais os meus proventos que já eram poucos. Sou pensionista do Iprev desde abril de 2015. Muito decepcionada.

  3. Parabéns pela conquista de parte das demandas, já é um bom começo. Continuemos na luta para seguir os atrasados e a URV. Firmes na luta

  4. Quando este reajuste aparecerá na conta? Já esperamos por 5 anos, seria melhor não esperar por muitos meses, pois poderá chegar tarde.

  5. Tenho 65 anos …sou pensionista so com 70 por% me descontaram um absurdo de contribuição e imposto de renda….quero justiça

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *