Evento aborda a saúde vista de uma perspectiva coletiva

Qualificar a abordagem do SINJUSC sobre saúde nos locais de trabalho por meio da formação dos representantes regionais é um dos objetivos do Seminário Por Um Fio que o Fazendo Escola realiza de 29 a 31 de agosto em parceria com a Associação Brasileira de Estudos do Trabalho (ABET) e o Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO/UFSC).

Dessa forma, as trabalhadoras e os trabalhadores do judiciário catarinense terão representantes sindicais nos locais de trabalho mais bem preparados para encaminhar as demandas de acolhimento e acompanhamento de vítimas de assédio e violência moral com a velocidade e a eficiência que a categoria precisa.

O evento acontece nas dependências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, e a programação provisória do Seminário pode ser encontrada no site do Lastro: https://lastro.ufsc.br/porumfio/. Acompanhe as confirmações de mesas, palestras e oficinas por meio do perfil do Seminário no Instagram: @porumfioseminario

PORQUE “POR UM FIO”?

O nome do Seminário surgiu de uma reflexão coletiva sobre como a precarização das relações de produção por meio, por exemplo, da introdução de aplicações de internet nas rotinas laborais, deixa trabalhadoras e trabalhadores com a saúde “por um fio”.

O Seminário parte da perspectiva de que a saúde de cada um é afetada por fatores políticos e econômicos que dizem respeito a classe trabalhadora como um todo e, portanto, precisam ser endereçados enquanto questões coletivas e não como adoecimento individual.

A palavra “fio” remete ainda a ligação de pontos espalhados, separados ou alienados um dos outros e mesmo a formação de redes capazes de resistir ao avanço da exploração capitalista sobre a classe trabalhadora.

Um comentário

  1. Considerar as implicações do trabalho e uma concepção de saúde sobre uma perspectiva muito mais ampla se faz urgente. Reflexões totalmente pertinentes! Ansiosa pelo evento!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *