Prédio do Tribunal através de janela do edifício anexo.

Duodécimo cresce 3,7% e aumenta expectativa por ganho real

Nos primeiros oito meses de 2023, o duodécimo, receita do TJSC oriunda do Governo do Estado que pode ser utilizada para despesas de pessoal, cresceu 3,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Ao todo, somando duodécimo e as receitas próprias, o Tribunal acumulou um superávit de R$ 750 milhões de janeiro a agosto deste ano.

Os dados foram levantados a partir de informações disponíveis no site do próprio TJSC pelo economista do DIEESE-SC, Maurício Mulinari, que entende ser “possível a concessão de ganho real para as trabalhadoras e trabalhadores do judiciário catarinense, visto que já estamos no final do ano e o impacto sobre a folha em 2023 se resumiria aos meses de novembro, dezembro e ao décimo terceiro.”

RETOMADA DO ICMS DOS COMBUSTÍVEIS: BOM E RUIM

O Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA-IBGE) dos últimos 12 meses finalizados em setembro chegou a 5,19% contra 4,61% registrados no acumulado de agosto, indicando uma considerável alta de preços. Já o reajuste inflacionário da categoria aplicado a partir de maio foi de 4,16%.

Ainda de acordo com Mulinari, “tanto o aumento da arrecadação do TJSC quanto a aceleração da inflação são efeitos da retomada da cobrança do ICMS sobre os combustíveis agora no segundo semestre do ano”.

Para a presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, “o crescimento do duodécimo faz aumentar a expectativa da categoria em relação ao ganho real como forma de compensar a corrosão dos nossos salários pela aceleração da inflação neste segundo semestre”.

7 comentários

  1. Quem sabe agora o TJ pague aonda este ano as parcelas atrasadas da data base de 2.021.

  2. Mas nem as promoções foram pagas. Quando vão ser? Pq não tem um calendário de pagamentos?
    Não é um pedido precoce ganho real? Se q que já assegurado em direito, o TJ não paga, pq não cobrar primeiro promoções, retroativo data base antes do ganho real?

    • Olá Luiz, o ganho real é uma decisão da categoria, mas fique tranquilo, já questionamos a administração sobre o pagamento das promoções e na semana que vem divulgaremos mais informações sobre a questão aqui no site do SINJUSC.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *