A presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, com o leque do Dona Justa

Dona Justa 2023: alegria, unidade e luta

A retomada do Bloco Dona Justa, que reúne as trabalhadoras e os trabalhadores do judiciário na véspera do carnaval, aconteceu no final da tarde de quinta (16/02) com concentração na sede do SINJUSC para comer um risoto de linguiça blumenau, antes de partir ao encontro de outra tradicional agremiação da cidade: o Enterro da Tristeza

Enquanto todos se divertiam ao som da Banda do Dona Justa que além do hino do Bloco executou sambas e marchinhas já conhecidas de outros carnavais, os organizadores da festa, diretorias do SINJUSC e da ASFOC-SC, distribuíram leques de papel com os dizeres: “ô abre alas que eu quero passar, os meus direitos ninguém vai tirar”.

Para a presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, “momentos de confraternização da categoria são fundamentais para as nossas lutas, pois é quando a gente se aproxima, se conhece melhor, se diverte e assim aumenta a nossa unidade. Mas mesmo nesses momentos, a gente faz questão de politizar, daí a coleta das assinaturas do PLIP e os leques”.

Para Ana Márcia de Freitas, presidenta da ASFOC-SC, “foi um resgate muito importante do Bloco, fiquei muito impressionada com a adesão da turma. Foi muito lindo e eu estou muito feliz. Foi um trabalho de equipe e eu agradeço aos colegas que estiveram comigo na organização e a equipe de funcionários do SINJUSC que nos ajudou muito”.

ENTRE CONFETES E SERPENTINAS, COLETA DE ASSINATURAS PARA O PLIP

Durante a concentração, foram coletadas assinaturas para o Projeto de Lei de Iniciativa Popular (PLIP) pela revogação do desconto previdenciário de 14% sobre a parcela dos benefícios de aposentados e pensionistas do IPREV-SC que vai até o teto do INSS, atualmente fixado em R$ 7.507,49.

A iniciativa marca a retomada das mobilizações pelo PLIP, que no ano passado já teve 40 mil assinaturas reconhecidas pelo TRE-SC e, agora, só depende da coleta e verificação de mais 18 mil. O PLIP é uma articulação do SINJUSC com outros sindicatos que representam servidores públicos em Santa Catarina por meio do Fórum Catarinense de Defesa do Serviço Público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *