A presidenta e a secretária de assuntos jurídicos do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa e Jaqueline Alexandra Macoppi, participaram do Curso Internacional de Formação Política e Sindical da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) nos dias 27, 28, 29 e 30 de janeiro, em Salvador, na Bahia.
De acordo com Carolina, “esses espaços dão uma compreensão de mundo mais ampliada, permitem que a gente faça contatos e ajudam na construção de projetos mais amplos. O sindicato é, por natureza, o espaço onde é possível construir coletivamente e politicamente, não tem como viver no próprio umbigo. Nesse sentido, a gente reafirma o SINJUSC como um sindicato classista que fomenta a solidariedade entre a classe trabalhadora”.
Entre os diversos temas abordados pela formação, a presidenta do SINJUSC destacou o debate sobre o fim da escala 6 por 1, pois “a redução da jornada é um tema que também interessa à nossa categoria, pois se estamos produzindo mais por causa da introdução de novas tecnologias e dinâmicas que deixam a rotina de trabalho muito mais intensa, a diminuição da carga horária é uma questão de saúde. Sobretudo em um contexto de sucessivas reformas da previdência que aumentaram o tempo de contribuição para aposentadoria”.
Jaqueline, que também faz parte da direção da CTB-SC junto com outras duas diretoras do SINJUSC, preferiu destacar o espaço cada vez maior que as mulheres estão ocupando no sindicalismo, “tivemos a oportunidade de conhecer mulheres que são dirigentes de outros sindicatos, gente que está no sindicalismo há muito tempo. Teve uma mesa específica sobre protagonismo feminino, que é super importante para a nossa organização, para reconhecer a trajetória das mulheres que vieram antes e a CTB é protagonista nessa área”.
Além da redução da jornada e do protagonismo feminino, outros temas abordados no evento foram: meio ambiente, energia, transição justa, big techs, inteligência artificial, sindicalismo internacional, além da conjuntura econômica e política, nacional e internacional.
