Confisco dos aposentados pode ter fim com apoio do governador eleito

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) segue conferindo as assinaturas do projeto popular que pede a revogação dos 14% de alíquota previdenciária para aposentados que recebem até o teto do INSS. Ao lado do Fórum Catarinense em Defesa do Serviço Público, o SINJUSC fez intensa mobilização e, em força-tarefa, quase 60 mil assinaturas foram coletadas.

Outros Estados tiveram consciência, a partir da luta dos trabalhadores, da injustiça praticada ao taxar os aposentados e revogaram o desconto via projeto nas Assembleias Legislativas. Caso de São Paulo, em que a medida acabou de virar lei.

Em Sergipe, outro projeto aprovado em junho desse ano, também voltou a isentar os aposentados que ganham até o teto do INSS. Medida semelhante foi aprovada em Goiás, mas com isenção para os que ganham até R$ 3 mil mensais e redução da cobrança para os que recebem acima desse valor. O Estado de Alagoas também revogou os descontos.

Em Sergipe e Goiás, as propostas foram enviadas pelo próprio Executivo e aprovadas quase por maioria nas assembleias. No caso de São Paulo, todos os 94 parlamentares da Assembleia Legislativa de São Paulo se mobilizaram para derrubar a medida manifestações de trabalhadores e órgãos representativos de várias categorias.

Governador eleito diz que irá revisar desconto|

Com esses Estados fazendo justiça ao revogar o confisco dos aposentados, os aposentados públicos esperam que Santa Catarina siga o mesmo caminho. Por aqui, durante a campanha eleitoral para governador, o Fórum dos Servidores Estaduais de Santa Catarina provocou diálogo no segundo turno com Décio Lima e Jorginho Mello. Ambos declararam apoio à pauta.

Jorginho Mello, eleito democraticamente governador nas últimas eleições, disse em entrevista à imprensa que o plano é revisar a alíquota paga pelos aposentados com “responsabilidade”.

Com a sinalização de apoio e diálogo por parte do governador eleito, assinaturas sendo conferidas, Estados revogando o confisco, o Fórum Catarinense prepara articulação com o Estado e deputados eleitos para que os aposentados voltem a ser isentos, corrigindo grande injustiça!

8 comentários

  1. E urgente revogar este confisco muitos aposentados contavam com esse valor para comprar seus remédios

  2. diante.de.varios.estados.terem.extinguido.o.desconto..inclusive.estados.bem.menores.de.sc…como.alagoas.e.sergipe…….exijooooooooo……imediatamente……que.o.estado.de.sc.faça.o.mesmo………

  3. Depois de 5 anos sem aumento e a cobrança do IPREV, que tirou mais ainda deveriam culpar esses nossos governantes e mais em época de inflação alta que o governo arrecadou muito. O QUE FALAR MAIS SOBRE ISSO.!ST!!!!! MUITA INJUSTIÇA.

    • Se o governador eleito fosse o Décio Lima, eu garantiria o cancelamento do desconto. Já o Jorginho, pra nós, vai ser pior que o Moisés

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *