CCJ desta terça, 13 de maio, aprova PL da Tabela do TJSC (Foto: Vicente Schmitt / Agência AL)

CCJ aprova PL da Tabela do TJSC e SINJUSC convoca mobilização para quarta (14/05) na ALESC

Nesta terça, dia 13 de maio, ao seguir o voto do relator e presidente, Dep. Pepê Collaço, parlamentares que integram a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (Alesc) aprovaram, de forma unânime, o PLC 0007/2025 que reestrutura a tabela de vencimentos de trabalhadoras e trabalhadores do TJSC.

Agora, a expectativa é que o Projeto entre na pauta da Comissão de Finanças e Tributação prevista para acontecer na quarta, dia 14 de maio, a partir das 10h da manhã no Plenário Osni Régis da Alesc. Depois disso, o PL ainda precisa ser aprovado pela Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público e pelo Plenário da Alesc para, finalmente, ser sancionado pelo Governador do Estado.

Para a presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues da Costa, “a categoria precisa comparecer na Alesc para acompanhar a votação do PL da reestruturação da nossa tabela. Apesar de bem encaminhado, precisamos estar atentos até que a proposta seja finalmente sancionada pelo Governador do Estado. O próximo desafio é nesta quarta, às 10h, na Comissão de Finanças. Todas e todos devem participar”.

APROVAÇÃO NA CCJ ATESTA LEGALIDADE DO PL DA TABELA

A aprovação na CCJ atesta que a reestruturação está dentro dos parâmetros legais vigentes e dá segurança jurídica à medida que cria mais 20 referências para cada grupo ocupacional do judiciário catarinense, oferecendo perspectiva de carreira sem prejuízo de quaisquer direitos adquiridos da categoria.

16 comentários

  1. E a GANS? Todos os servidores sabem que o processo está sobrestado até janeiro/2026? Que o presidente não comprou essa ideia? Ou vamos continuar passando pano na situação?

    • Ninguém está “passando pano” na situação, Ana. Acabamos de sair de um processo importante que foi a conquista da nova tabela, agora o SINJUSC elencou prioridades para a Campanha Salarial 2025, entre elas, a GANS!

    • Os ANS não ficaram “doídos”, Ana. Pelo menos a maior parte dos que temos contato, está bastante satisfeita com a nova tabela que está andando bem rápido. Depois de aprovada na assembleia do dia 14 de março, foi aprovada no Órgão Especial do dia 2 de abril, recebeu parecer favorável do CNJ no dia 15 de abril, foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça da Alesc no dia 13 de maio e nas Comissões de Finanças e de Trabalho da Alesc nesta quarta, dia 14 de maio. Uma tramitação bastante rápida para um projeto que tem um impacto de centenas de milhões de reais nos próximos anos.

    • Provavelmente, Márcia. Tem assembleia sobre a camapnha salarial no dia 17 de março para definir a pauta desse ano.

  2. Do que adianta ter a lei da gratificação se o processo administrativo 0025952-05.2024.8.24.0710 está suspenso até ano que vem? Mas 2026 é logo ali, disseram eles. Como diz meu filho: Confia!

    • Olá, Paulo. Se formos pensar assim, a gente nem levanta da cama. Se o Tribunal suspendeu a tramitação do processo, precisamos intensificar a mobilização, dialogar sobre o motivos que fizeram a administração tomar essa atitude e seguir insistindo na implementação. O papel do Sindicato é defender o interesse da categoria, independentemente das dificuldades!

    • Olá Mário. Vinte letras a mais é uma conquista histórica e vai fazer toda a diferença, principalmente para aqueles e aquelas que vão se aposentar por média ou pelo teto do INSS. Um salário 40% maior no final da carreira oferece a possibilidade de fazer um “pé de meia” para o período de uma aposentadoria enfraquecida pelas últimas reformas da previdência.

  3. Eu acredito que com a aprovação da tabela na ALESC (dia 14/05 só não foi votada por falta de quorum”) creio que a GANS será finalmente regulamentada, junto com os detalhes da nova tabela. Os novos servidores estão sem a GNS, porém, embora esteja na Lei, a GANS segue sem definição. É necessário que com a regulamentação da nova tabela e AQ, após a aprovação pela ALESC, se dê continuidade a GANS, aprovada desde dezembro de 2023. Já se passaram praticamente 1 ano e 6 meses sem nenhuma informação a respeito. Vamos a Luta!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *