Assembleia chancela defesa da VPNI e encaminha luta da quebra do limitador, auxílio médico social e URV

O SINJUSC realizou hoje (04/02) a primeira assembleia de 2022. Participaram quase 200 servidores, que de forma hibrida dividiram presença online e na frente do Tribunal, em Florianópolis. Também participaram representantes do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (SINDJUSRS), Servidores do Poder Judiciário do Estado do Paraná (SINDIJUS-PR) e Fenajud. Veja os encaminhamentos deliberados:

PLANTÃO

Após explanação da luta do SINJUSC pela suspensão das mudanças, que não acorreram até agora pelo trabalho do Sindicato, os servidores deliberaram em realizar na primeira semana de março uma reunião com representantes regionais de cada comarca para construir os caminhos de luta e ouvir a realidade de cada fórum.

VPNI

O advogado Pita Machado participou da assembleia e expôs as linhas de defesa em que o escritório está trabalhando e informou que até a próxima terça-feira (08/02), o SINJUSC irá disponibilizar um arquivo para que o próprio servidor faça sua defesa, após análise. Os servidores chancelaram a linha de defesa adotada pelo Sindicato. A defesa da VPNI será gratuita para todos os servidores filiados. Se você ainda não é, faça sua filiação AQUI de forma online.

As notificações para o corte da VPNI foram enviadas para os servidores ativos por e-mail e os servidores aposentados devem começar a receber a partir da próxima semana por Correio. Se você já recebeu a notificação, VEJA AQUI O FAZER!

URV

A Direção do SINJUSC reforçou que o pagamento da UVR, que beneficiará todos os servidores ativos e aposentados, é pauta que precisa avançar, sendo ela uma das formas de minimizar os impactos do corte da VPNI. O SINJUSC está empenhado em conquistar essa pauta e no dia 23 de fevereiro, segundo agenda prévia, o julgamento da URV será retomado. Segundo fala do advogado Pita Machado, há uma expectativa favorável aos servidores. O jurídico mantém diálogo constante com a administração, realizando trabalho de gabinete para conscientizar sobre a importância do pleito à categoria. Importante sempre mencionar: os magistrados já receberam a UVR. Como encaminhamento, os servidores deliberam em realizar uma ampla campanha pelas comarcas com o objetivo de mobilizar os servidores a somar no movimento, cobrando o pagamento.

QUEBRA DO LIMITADOR

A Presidência do SINJUSC apresentou um vídeo explicativo sobre como é o projeto da quebra do limitador e como ele beneficia a progressão de carreira em todos os níveis. Também recordou que o projeto já foi entregue à administração do Tribunal e o que precisa agora, é que os diálogos avancem. A implementação do projeto é financeiramente possível.

O encaminhamento foi de formar um grupo de trabalho com representantes do SINJUSC e das comarcas e tirar uma agenda de reuniões com a presidência. E também, na mesma linha da URV, o caminho de luta é ampliar as mobilizações nas comarcas e convocar os servidores para somar. Aprovar o projeto da quebra do limitador é de igual forma uma das alternativas compensatórias pela perda que o corte da VPNI irá causar nos salários. Muitos servidores ficarão com salário negativo.

Em ato, Direção fixou faixa na frente do Tribunal

AUXÍLIO MEDICO-SOCIAL

Os aposentados argumentaram sobre o confisco salarial que tiveram com a aprovação da reforma da previdência e o quanto estão sendo atingidos com a redução de salário causado pela retirada da isenção; a situação deve se agravar ainda mais com o corte da VPNI. Na assembleia, uma comissão de aposentados e direção do SINJUSC, que estavam de forma presencial, foi aprovado e os membros se deslocaram até o gabinete da presidência para tentar uma audiência. A entrada de duas pessoas foi autorizada, mas infelizmente a presidência não os atendeu. No entanto, a ação oportunizou o protocolo de um ofício cobrando a equiparação do auxílio médico-social ao auxílio-alimentação.

Comissão dos Aposentados e Direção do SINJUSC

A ORGANIZAÇÃO É A FORÇA DO TRABALHADOR. PARTICIPE DOS CHAMADOS DO SEU SINDICATO! 

Um comentário

  1. Há alguma informação a respeito da tal “reestruturação” proposta pelo Des. Biasi? Tem que ficar de olho, via de regra reestruturações não são positivas no contexto judiciários, seja com aumento da carga de trabalho ou com a extinção de cargos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *