O SINJUSC convoca toda a categoria para o DIA D da Pesquisa de Saúde; será na próxima sexta-feira (01/08), das 17h às 19h. A proposta é que todos os trabalhadores e trabalhadoras parem apenas 20 minutos durante a jornada pra responder o novo questionário de saúde do SINJUSC.
O formulário, que pode ser respondido de forma anônima e online AQUI, foi desenvolvido em parceria com o Neppot (Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho) da UFSC e busca mapear os impactos psicossociais e as condições de trabalho na saúde das trabalhadoras e trabalhadores do Poder Judiciário de Santa Catarina.
A investigação busca entender como a gestão do trabalho, a política de metas, as relações hierárquicas, a organização da rotina e da jornada de trabalho, situações de assédio, a intensificação e massificação do uso da tecnologia, a organização do espaço físico e tudo mais relacionado ao cotidiano de trabalho interferem na saúde física e mental da categoria.
Esta nova investigação foi motivada, também, pelo aumento de casos de adoecimento mental e físico entre os trabalhadores, agravados pela regionalização do plantão. Com frequência, o SINUSC é procurado por colegas que relatam rotinas de sobrecarga e adoecimento. Com os dados, o sindicato pretende construir um diagnóstico da dinâmica do trabalho e propor políticas de promoção da saúde das(os) trabalhadoras(es) do Judiciário de Santa de Catarina.
“Compreender as transformações na dinâmica de trabalho neste momento de intensificação do uso da tecnologia e as implicações na saúde dos trabalhadores é fundamental para que novas regulamentações possam ser criadas para defender condições laborais dignas. Trata-se de um fenômeno recente e para agir em relação às suas consequências é necessários antes, conhecê-lo em profundidade. Por isso é fundamental que todas as trabalhadoras e trabalhadores participem da pesquisa”, reforça o diretor do SINJUSC Samuel Silva.
SERVIÇO
O QUÊ?
Dia D pra pensar na saúde e responder a pesquisa
QUANDO?
Sexta-feira, dia 01 de agosto
COMO?
Acesse AQUI o link e responda de forma anônima
Já respondi! E quando é a próxima reunião com a presidência (GANS)?
A data ainda não foi fixada!
Inclusive os aposentados? Ou… continuaremos a deriva?
A pesquisa não é direcionada para aposentadas, aposentados e pensionistas, Aracy!
Prezados,
Na noticia publicada no site em 11/07: “Diretoria do SINJUSC insiste na equiparação do médico-social em mesa com representantes do TJSC”, constava na mesma: “O interlocutor da administração reiterou a disposição do Tribunal em regulamentar o Adicional de Qualificação (AQ) até o final do ano”. Gostaria de fazer um questionamento: Nas tratativas sobre o Adicional de Qualificação, já foi mencionado pela Administração que o benefício será válido também para os servidores que cursaram as graduações antes do ingresso no PJSC? Como é o meu caso, que tenho uma pós-graduação (especialização) datada de 2003, e ingressei no PJSC em 2007.
Por acaso isso já chegou a ser mencionado pela Administração?
Olá, Renato! O Tribunal ainda não apresentou os critérios que deve adotar para o acesso ao AQ, mas a diretoria do SINJUSC já se posicionou na mesa sobre isso e é favorável à validação de formação anterior ao ingresso!
E o adicional de qualificação!? O gato comeu!?
Olá, Maria! Sobre o AQ, a última informação que temos está na notícia da última rodada da mesa de negociação com o TJSC: https://www.sinjusc.org.br/diretoria-do-sinjusc-insiste-na-equiparacao-do-medico-social-em-mesa-com-representantes-do-tjsc/