Um dia de BASTA! aos ataques contra a classe trabalhadora

10 de agosto é Dia do Basta! Basta de desemprego; basta de aumento no preço dos combustíveis; basta nos reajustes de tarifas de água e luz acima da inflação; basta da retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras; basta de terceirizações, privatizações e precarizações.

O Dia do Basta! está sendo organizado por sindicatos e pelas principais centrais sindicais do Brasil. Trata-se de um protesto articulado em todo País contra todas as medidas que atingem trabalhadores/as e suas famílias, diminuindo o poder aquisitivo e retirando direitos, como ocorre com a reforma trabalhista e como pode vir a acontecer caso seja aprovada a reforma da previdência. Dentre outros, o dia é de basta para a Emenda Constitucional 95, que em apenas um ano retirou 40% dos investimentos em políticas públicas.

No caso do Poder Judiciário catarinense, o 10 de agosto se encaixa em muitos bastas: à disfunção; à falta de psicólogos na maior parte das comarcas; à falta de provimento dos cargos vagos daqueles que se aposentam; ao preenchimento de cargos sem concurso público; à falta de remuneração do plantão; à desvalorização dos aposentados; à falta de valorização adequada por aperfeiçoamento; ao não reconhecimento da URV. São muitos bastas para bradar!

Em situações mais específicas, as mulheres podem utilizar o “Dia do Basta” chamado pelas centrais sindicais para protestar contra o assédio nos locais de trabalho, a discriminação salarial e a preterição para os cargos de chefia. Também podem dizer um basta à tripla jornada.

Fique atento às organizações que estão ocorrendo em sua cidade. Considerando a aprovação em Assembleia Geral da Conferência dos Delegados Sindicais 2018, no sentido de aderir aos movimentos nacionais chamados pelas centrais sindicais em defesa da classe trabalhadora, o SINJUSC apoia o Dia do Basta! e dará respaldo jurídico e administrativo para quem aderir ao movimento.

É muito importante refletir e agir: Basta!

Juntos somos mais fortes!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *