Entidades representativas dos trabalhadores reuniram-se nesta semana no gabinete da Deputada Luciane Carminatti (PT) para debater e alinhar ações contra o PLC 14/2016, que trata da terceirização dos serviços das(os) Assistentes Sociais e das(os) Psicólogas(os) do judiciário Catarinense. “É hora de todos unirem esforços contra o processo de terceirização”, disse a deputada.
Na ocasião estavam presentes na construção do processo de combate ao PLC 14/2016 o Conselho Regional de Psicologia, o Conselho Regional de Serviço Social, a Associação de Psicólogos, a Associação de Assistentes Sociais, o Grupo de Aprovados em Concurso, o Sindicato dos Psicólogos e o SINJUSC. As atividades deliberadas por todos visam conscientizar a sociedade sobre o perigo, os prejuízos do projeto e atuar coletivamente informando aos deputados sobre a inconstitucionalidade da proposta, buscando apoio em outras instituições.
O PLC 14/2016 é apenas o início do processo de precarização de todos os cargos do judiciário. Este fato lembra a história da onça que queria comer apenas as capivaras doentes; depois as mais velhas; e depois as mais novas. Ao final, restavam poucas capivaras que se viam sozinhas diante de seu algoz. Não abandonaremos ninguém e sempre lutaremos contra a precarização.