Em reunião entre a interlocução do TJSC e a diretoria do SINJUSC nesta quarta, dia 10 de dezembro, prevaleceu o entendimento de que é possível avançar no debate sobre a acumulação do adicional de qualificação (AQ) de graduação com um dos adicionais de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado).
De acordo com a presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues Costa, “a cumulatividade da graduação com outro nível do AQ é fundamental para seguirmos trilhando em direção de uma solução para a questão da disfunção e é provavel que precisemos de mais tempo para o debate. Mas esse é um tempo que temos garantido pelo fato do AQ ter orçamento previsto para o ano que vem, possibilitando, inclusive, o pagamento retroativo a janeiro, caso a implementação avance um pouco sobre 2026”.
Em sua avaliação, a Diretoria do SINJUSC entende que há espaço para avançar no reconhecimento dos reflexos do médico-social sobre o 13º de aposentadas e aposentados, como também, para institucionalizar os reflexos dos demais auxílios (creche e saúde) sobre 13º e férias com retroativo de cinco anos. O desenvolvimento dessa discussão, também, é motivado por uma série de ações na Justiça que já obrigaram o TJSC a pagar esses reflexos individualmente.
O pagamento retroativo da equiparação do médico-social nos últimos cinco anos para aposentadas e aposentados do Tribunal também foi levantado pela direção do Sindicato durante a reunião desta terça. Argumentou-se que é preciso avançar na pauta dos aposentados e que o retroativo do médico-social corrige uma injustiça histórica. O tema segue na mesa até que se encontre uma solução.
PAGAMENTOS DE PROGRESSÕES E DE QUINZENA DE PLANTÃO
Questionado pela diretoria do SINJUSC sobre os pagamentos das progressões, a interlocução da administração respondeu que todas as que foram solicitadas até 1º de agosto estavam resolvidas. Mesmo assim, o representante do Tribunal na mesa se comprometeu a levantar e repassar informações mais detalhadas. A direção do Sindicato também foi avisada de que o TJSC deve pagar mais 15 dias de plantão até o final do ano.
DIRETORIA DO SINJUSC TEM REUNIÃO COM PRESIDENTE DO TJSC
Na próxima quarta, 17 de dezembro, a diretoria do SINJUSC tem uma conversa agendada com o presidente do TJSC, Des. Francisco de Oliveira Neto, para fazer uma espécie de balanço dos avanços alcançados pela categoria nos últimos dois anos. Avanços importantes e históricos foram alcançados nesse período, como, por exemplo, a reestruturação da tabela e a equiparação do médico-social.
A diretoria do SINJUSC pretende ainda agendar uma reunião com o presidente eleito do TJSC, Des. Rubens Schulz, para o início do ano que vem. A ideia é conversar sobre a manutenção do diálogo e reapresentar a pauta da categoria.

A informação passada pelo TJSC não é verdadeira no tocante às progressões: solicitei as minhas em junho e até agora não recebi nenhuma (foram deferidas e só, não foram pagas).
Esse foi o questionamento da diretoria, Grace. Assim que tivermos retorno do Tribunal, divulgaremos aqui!
Há uma previsão para o pagamento do Aux médico social no 13? Alguma sinalização
Ainda não Silésia, mas o pagamento da incidência do alimentação para o pessoal da chamada “ativa” é um bom sinal, pois a lógica é a mesma… Inclusive para os demais auxílios: creche e saúde!
“é possível avançar no debate sobre a acumulação do adicional de qualificação (AQ) de graduação com um dos adicionais de pós-graduação (especialização, mestrado ou doutorado).” Ou seja, ao invés de buscar uma implementação e favorecer a todos de imediato, buscou-se estender o debate para até sabe deus quando. Gostava muito da atuação do sindicato, mas me parece que agora deram um tiro no pé. Deveriam garantir a implementação e depois abrir essa discussão de cumulatividade.
Olá Márcia, fique tranquila, a ideia da diretoria é garantir a implementação nas melhores condições, inclusive retroativo a janeiro, se for o caso, visto que a verba já está garantida para 2026.
Concordo com a colega…. um grande balde de agua fria. Ainda mais considerando que a própria lei prevê contrario a cumulação.
Olá, João! Trabalhando no TJSC não tem como ignorar o desvio de função! Esse é um problema que precisa ser tratado e é isso que a diretoria do SINJUSC está fazendo!
não é ignorar…. e pegar o que já tá conquistado e ir atrás de mais depois. A meu ver, ficamos de mãos abanando mesmo.
Ninguém está de mão abanando, João! As conquistas dos últimos anos foram siguinificativas! Além disso, Se já tem verba destinada e um pouco mais de tempo para melhorar o AQ, vamos resolver a cumulatividade primeiro!
A tabela para boa parte dos técnicos foi uma oportunidade perdida, claro que todo avanço deve ser reconhecido, mas dificilmente a diferença gritante entre os níveis será resolvida, e a Gans uma cooperação disfarçada, gratificação precária. Vamos ver se pelo menos o adicional de qualificação não decepciona, o AQ de graduação vai apenas compensar para os novos a retirada da GNS que já existia.
Olá Matheus, a diretoria do SINJUSC está trabalhando no sentido de remunerar o desvio de função, reivindicação forte estre o pessoal de nível médio. Mas o plano é garantirmos a cumulatividade agora para ter a possibilidade de avançar na valorização do AQ de graduação depois como forma de remunerar o desvio de função!
Em resumo: o AQ não vai ser regulamentado este ano e nem iniciará o pagamento em janeiro como prometido.
Entendo a importância da pauta da cumulação, mas postergar ainda mais a regulamentação não é satisfatório, ainda mais considerando que ano que vem é outro presidente e já temos o histórico da GANS por aí…
O AQ recebeu previsão orçamentária antes da regulamentação, diferente da GANS, Giovana! Mas a diretoria do SINJUSC segue trabalhando, tanto pela massificação da GANS, quanto pela cumulação do AQ de graduação!
Prezados,
Mas, então, apesar de estarem todos os pedidos de progressão – protocolados até agosto – já a analisados, não há previsão para pagamento? Qual foi o argumento utilizado pela administração?
Não foi respondido Felipe, a representação do TJSC pediu um tempo para levantar as infos direitinho e repassar!
Não entendi sinjusc
Pode acumular graduação e mais pos graduação? É isso?
E quando a pós graduação+ mestrado+ doutorado aí nao pode?
Isso, Jorge! Só a graduação seria acumulada com a pós ou o mestrado ou o doutorado, mas pós, mestrado e doutorado não poerão ser acumulados entre sí. Isso é para valorizar a graduação e compensar o trabalho de quem está em desvio de função!
Isso Jorge, nos TJA merecemos um pouco de valorização sabe? O teto do nosso vencimento é quase metade do de vocês, que ganharam uma carreira do MPSC… Então obrigado pela compreensão e empatia viu!
Eu tenho promoção protocolada início dd junho, deferida, mas não publicada…
O AQ não vai ser implementado em dezembro, conforme prometido?
A diretoria do SINJUSC quer a implementação do AQ o mais rápido possível, mas é preciso considerar o fato de que a verba já estando garantida para 2026, oferece a oportunidade de ganhar mais algum tempo pra elaborar a melhor regulamentação!
Se o TJ afirma que “o AQ tem orçamento previsto para o ano que vem”, então já se sabe os valores que serão pagos, para o cálculo no orçamento.
Assim sendo, já se sabe então os percentuais de cada nível.
O TJ não repassou ao Sinjusc esta informação (dos valores, percentuais) na reunião?
Olá Renato! Existe um valor sim, mas os percentuais dependem daquilo que a categoria quer com o AQ e uma das coisas importantes para a categoria é remunerar o desvio de função!
Boa noite.
TIRANDO A FALACIA DA DISPONIBILIDADE FINANCEIRA.
PARECE que o pessoal da ativa já ganharam os retroativos…
Pera ai. Eu me aposentei em FEVEREIRO 2024, ou seja 1 ano e 10 meses inativo… …os outros 3 anos e 2 meses que estava na ATIVA… …PORQUE O TJSC não pagou essa parte?
Se pagaram para os da ativa que já ganham bem é uma sacanagem de não ter repassado o valor do tempo que estavamos na ativa para os aposentados.
ANTONIO CARLOS
APOSENTADO.
Olá Antônio! A diretoria do SINJUSC está trabalhando para que esse pagamento também aconteça! As pessoas que se aosentaram nos últimos cinco anos também tem direito ao retroativo dos reflexos do alimentação em 13° e férias!
Então a regulamentação do AQ para final deste ano não ocorrerá? Essa discussão de acumulação deveria ter aguardado a regulamentação. Avançando aos poucos, como era tradição do atual sindicato. Corre-se um grande risco, porque essa acumulação exige nova Lei Complementar. Mas para isso estaremos nas mãos de uma nova administração do TJ. Quem muito qué nada tem, como dizia minha avó.
Quanto as promoções, tenho deferidas antes de 1 de agosto, porém, sequer foram publicadas, implementadas ou pagas.
Deveríamos nos preocupar com a implementação de direitos conquistados, antes de buscar a criação de novos.
Olá Fabrício! As negociações seguem acontecendo e já existe verba prevista para o pagamento do AQ em 2026. Isso deixa a diretoria do SINJUSc mais tranquila para tentar construir um AQ que sirva também para minimizar uma questão que é generalizada no TJSC, o desvio de função!
Prezados,
Questiono também se os itens “a utilização de títulos expedidos antes da posse”, assim como “a aceitação de formação em áreas além do direito” para ter direito a receber o AQ, foram tratados na reunião, ou nem se levantou esses questionamentos???
Sim Renato, a diretoria do SINJUSC insistiu nesses pontos durante a reunião.
Promoções protocoladas até agostos “resolvidas”????
Tenho promoções protocoladas em junho/2025, deferidas, mas ATÉ AGORA NÃO FORAM PUBLICADAS, tampouco pagas (eu e centenas de colegas).
Acredito que o sindicato possa pressionar o TJSC a regularizar essa questão antes do recesso porque é um direito comum que afeta centenas de servidores.
A minha promoção é uma delas. Desde junho, nada ainda! E no mais, cadê a minha outra pergunta, Sinjusc??
Olá Ana, só não aprovamos a publicação de comentários com informações falsas, mensagens agressivas ou xingamentos!
Informações falsas do ponto de vista de quem?
Do ponto de vista do profissional que faz a moderação do site, naturalmente!
Inadmissível essa demora proposital para pagamento das promoções. É salário, todos estamos aguardando. Aprovou-se o PCS em junho e até agora nada foi implementado financeiramente em benefício dos servidores, na prática. E não me venham com “a depois vem retroativo”. Quero meu dinheiro, minha promoção na carreira, é um direito nosso. TJSC me deve 5 promoções (4 por aperfeiçoamento já deferidas mais uma de desempenho) de junho pra cá e só acumula. Em janeiro vou protocolar mais pedidos e quando estes serão pagos? Daqui a 1 ano, sem prazo definido?
Olá Felipe. Nos solidarizamos com a sua indignação e é por isso que a diretoria do SINJUSC tem cobrado a adminstração! Vamos juntos!
Uma questão?! O Sindicato poderia ingressar com alguma medida judicial ou administrativa para fazer o tribunal publicar e implementar as promoções deferidas? É um direito líquido e certo, não depende da criação de uma nova lei. Conheço uma categoria do tribunal que no dia em que a promoção é deferida já é imediatamente publicada e implementada. Solicito esse apoio jurídico do sindicato, para quem sabe publicarem ainda esse ano. Minhas promoções foram deferidas antes de 1 de agosto. Conquistamos uma nova tabela, porém até agora é apenas um texto sem efeito. Temos que lutar para implementar os direitos conquistados. O sindicato tinha que está no TJ diariamente conversando com os setores responsáveis para cessar esta injustiça. O Fazendo Escola poderia também promover cursos em benefício dos filiados, servindo assim para promoções. Temos que fazer a contribuição sindical trabalhar em benefício do sindicalizado para depois se preocupar com outras questões sociais.
Olá Fabrício! O ajuizamento desse tipo de ação pode ter repercussões negativas, por exemplo, na mesa de negociação. Por isso, a diretoria do SINJUSC prefere buscar o diálogo para resolver esse tipo de atraso. Mas a sua pergunta será repassada para a diretoria, bem como a sugestão sobre os cursos.
Sinjusc, sobre o tópico: “PAGAMENTOS DE PROGRESSÕES E DE QUINZENA DE PLANTÃO
Questionado pela diretoria do SINJUSC sobre os pagamentos das progressões, a interlocução da administração respondeu que todas as que foram solicitadas até 1º de agosto estavam resolvidas. Mesmo assim, o representante do Tribunal na mesa se comprometeu a levantar e repassar informações mais detalhadas. A direção do Sindicato também foi avisada de que o TJSC deve pagar mais 15 dias de plantão até o final do ano.”.
Eu protocolei uma progressão de especialização em junho, a qual já foi deferida, porém, ainda não tive a implementação em folha de pagamento..
Sim Eduardo! A diretoria fez essa consideração de processos que foram deferidos, mas não foram pagos. Também por isso, o compromisso de um levantamento mais detalhado!
Olá, boa tarde.
Tô terminando uma pós nesta semana.
Chegando o certificado eu posso pedir as 2 (duas) letras, a fim de ascender na carreira ou espero pra pedir do adicional de qualificação (AQ) ou, ainda, espero pra ver mo que vai dar? Tô bem duvidoso no que fazer. Se pedir as letras eu perco o AQ ou ganho as letras e presciso fazer outra pós para requerer o AQ? Báh, tá enrolado isso aí, Tchê!
Olha Augusto, o AQ ainda não está regulamentado, de forma que ficadifícil orientá-lo nesse aspecto. Não temos como ter esse nível de controle sobre o que será aprovado, pois depende de negociação com o TJSC!
E acerca dos percentuais, foi discutido na reunião?
Esperamos chegar nisso em breve, Francine! Assim que tiver novidade sobre a questão, divulgamos aqui!
Boa tarde,
Gostei da proposta de cumular a graduação com a pós, totalmente justa.
No entanto, já estamos esperando o AQ desde junho quando foi autorizada a lei.
Vamos virar o ano sem. Para fazer a cumulação precisamos novamente que seja enviado para aprovação na ALESC, certo? E considerando final de ano, recessos, etc isso não sairia antes de março/26. Não seria mais eficiente já recebermos do jeito que está na lei e depois, caso seja aceito de verdade pelo TJSC, enviar para a ALESC a alteração da lei, permitindo a cumulação de graduação com pós?
Olá Edilson, a ideia da diretoria do SINJUSC é garantir a implementação nas melhores condições, inclusive retroativo a janeiro, se for o caso, visto que a verba já está garantida para 2026.
Como terá retroativo se não tem ato administrativo deferindo a gratificação? nossa, que decepção viu.
É só constar na decisão e pagar, João!
Falando assim até parece que são vocês que decidem se haverá pagamento retroativo…
Não foi nossa intenção, Alex. A diretoria do SINJUSC não decide se haverá ou não retroativo, mas a questão não foi mal recebida, pelo menos inicialmente, pela interlocução do TJSC na mesa de negociação! Acho que assim fica mais adequado!
Quando aos percentuais da AQ, se já existe orçamento e os percentuais definidos, por que não divulgam para a categoria? Pelo jeito então é muito pior que todos esperavam.
Os percentuais dependem de como vai ficar a regulamentação, Edilson! Isso também está sendo negociado!
Deixa eu ver se eu entendi: O TJ tem o dinheiro, destinado e separado, para remunerar os seus servidores via AQ e o Sindicato quer distribui-lo, a seu bel prazer, de forma CONTRÁRIA à lei já aprovada?
Acho que você entendeu errado, Pedro! A diretoria do SINJUSC cumpre uma decisão da categoria que é remunerar o desvio de função generalizado, inclusive, por meio do AQ!
Prezados, o que remunera o exercício de atividades distintas daquelas usuais do cargo são as funções de confiança (art. 3°, caput, do Estatuto dos Servidores de SC). Adicionais não têm esse propósito. Querer usar o AQ para compensar disfunção não é algo que não possui base jurídica e pode ainda criar motivo para não elevação do nível de escolaridade de exigida para TJA. Não vale a pena insistir nisso e postergar a implantação do AQ, que pode beneficiar pessoas de todos os graus de formação.
Respeitamos a sua opinião, Gil, mas a maioria da categoria diverge e a direção do SINJUSC acompanha a maioria!
A ordem jurídica não se lastreia pelo número de filiados componentes de cargo com mais percentil de ocupação no órgão, mas sim pela defesa de todos e de todas os filiados, contanto que respeitados os ditames legais. Não faz sentido reivindicar, pela via da negociação patronal, pleitos contrários à lei.
Olá Eduardo! Não se trata de percentual de ocupação e sim de maioria, nessa maioria, tem inclusive ANS favorável a valorização do AQ de graduação. E não se trata de contrariar a lei, mas de modificá-la, só o Tribunal pode apresentar tal projeto. O que é comum no movimento sindical que hoje luta, por exemplo, pelo fim doa 14%!
Obrigado Sinjusc, dessa vez realmente estão olhando para os anm, sau e sdv.
Que maioria diverge? Todo mundo que eu conheço achou ruim essa demora e protelar a implementação com a tentativa de modificar a lei. Nos comentários acima todo mundo questiona essa conduta do sindicato e se manifesta pela implementação imediata do adicional conforme previsto em lei. Sinceramente, vamos perder muito com esse delírio do sindicato de mudar a legislação. Deveria ter feito isso lá atrás. Agora a categoria quer o AQ implementado, isso sim.
A maioria da categoria reelegeu a gestão porque gosta do trabalho, Márcia! A diretoria pede para a categoria mais esse voto de confiança e um pouco mais de paciência. A verba já está reubricada, temos um pouquinho mais de tempo para melhorar o AQ!
Não aprovaram meu comentário, já estou me arrependendo de ter votado nesta chapa, e olha que faz pouco tempo, não xinguei, em nada
Olá Paulo! Não aprovamos comentários que possam incentivar brigas no espaço do site! O melhor é sempre utilizar argumentos, evitar ironias e expressões que apesar de não conter xingamentos, podem soar agressivas!
De qualquer forma vou pensar na desfiliação, já que falram algo e mudaram no meio do jogo, bem decepcionado.
Esperamos que você continue filiado, Paulo! Seu apoio fortalece a categoria!
O pessoal reclamando das progressões protocoladas em junho de 2025 e não implantadas até agora mas o TJ não pagou ainda as diferenças das promoções sobre as indenizações de férias e licença prêmio dos anos de 2023 e 2024. Agora já tem também as diferenças das indenizações de 2025, é uma bola de neve que vai crescendo. Abri um SEI reclamando e nada até agora, sem nenhuma decisão. Já estamos entrando no ano de 2026.
Olá Reginaldo! Podes passar o número do SEI?
Boa tarde, pergunte simples.. quais foram as propostas do AQ? especialização %, mestrado% doutorado%? isso o tj com certeza já comunicou ao sinjusc
Ainda não Pedro, a diretoria está concentrada em resolver a questão da cumulatividade primeiro!
Em relação ao retroativo que vão pagar aos ativos referente à incidência do auxílio-alimentação nas férias e 13º, falaram que após o dia 10 iriam “avaliar” a possibilidade orçamentária.
Hoje é dia 11, o SINJUSC está cobrando uma posição do TJSC logo? Seria bom esse extra de Natal. Infelizmente não podemos pagar as contas só com as promessas do TJ e retroativos que nunca chegam. (desde junho não pagam as promoções deferidas, desde junho esperando o AQ ser regulamentado, e no aguardo do retroativo da incidência do aux. alimentação)
Está no minutos SINJUSC de sexta, dia 12 de dezembro, Vicente: https://www.instagram.com/reel/DSLgSeyEWBZ/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODBiNWFlZA==
Esperar a mudança na lei para permitir a cumulação da graduação com a pós, para depois regulamentar e implementar nos vencimentos? Quero deixar claro que apesar de eu ser do grupo ANS, sou totalmente a favor da cumulação nesse caso, como forma de valorizar os demais grupos ocupacionais. Mas essa estratégia me parece totalmente equivocada, inclusive pela quase unanimidade dos comentários postados aqui.
A verdade é que o sindicato está dando uma cabeçada com essa estratégia, pois o TJ vai postergar ad eternum a implementação do AQ, assim como fizeram com a GANS.
Ficou perfeita a colocação do colega acima: “Quem muito quer acaba sem nada”.
Resumo da mesa de ontem: o sindicato resolveu dar uma cabeçada, AQ não será regulamentado esse ano, nenhuma notícia dos retroativos do auxílio alimentação, ou seja, a mesa serviu pra andarmos pra trás. Lamentável!
Arnaldo, o SINJUSC vem em um crescente de conquistas já há alguns anos, não tem “andar para trás”, inclusive com amplo reconhecimento da categoria. Discordar e opinar são direitos de todas e todos, mas o site do Sindicato não é assembleia, nem Congresso. A direção do SINJUSC se guia pelo discutido e aprovado nas instâncias deliberativas. Remunerar o desvio de função generalizado é uma prioridade!
Essa atual administração do TJSC não desembolsou nada. Tudo o que “deu”, jogou para as futuras administrações pagarem, a exemplo da nova tabela.
A adminstração do Tribunal “deu” nada, Anderson. É tudo conquista da categoria. Além disso, a equiparação do médico-social, a tabela adicional do auxílio-saúde e os reajustes inflacionários, por exemplo, estão na conta. Fora o fato que, independentemente da gestão, o pagamento de direitos conquistados pela categoria e pelo Sindicato, são compromissos institucionais do Tribunal e serão pagos!
A cumulatividade é o mínimo que o Sindicato deve exigir do TJ, afinal de contas, o Presidente pediu permissão para aprovar a tabela e se comprometeu em criar mecanismos para resolver a diferença salarial. ANS e ANM executam as mesmas tarefas. A quase totalidade dos valores reservados para o AQ devem ser direcionados para AQ de Graduação. A busca de uma diferença salarial ANM e ANS nos moldes da tabela do MPSC deve ser prioridade absoluta nessa gestão!!!!
Olá Jonathan, a ideia é valorizar o AQ de graduação, mas o adicioanal também precisa remunerar os colegas com pós, mestrado e doutorado … Mais do que valores, nesse momento, o importante é consolidar um formato do AQ que possibilite a continua valorização do AQ e, consequentemente, melhorar a remuneração pelo desvio de função.
No fim o Tribunal prometeu que seria implementado até dezembro, pra começar a pagar em janeiro/2026 e agora de novo mais uma enrolação! Agora a produtividade sempre é cobrada da gente…
Verdade Joana, mas é preciso reconhecer o fato de já ter verba prevista para o pagamento em 2026. É um avanço inegável!
Todos precisam ficar atentos à Reforma Administrativa que está no Congresso e que se for aprovada será muito danosa, não somente aos servidores ativos, mas também aos inativos.
Pela proposta, o Auxílio alimentação e o Auxílio Médico Social não poderiam mais ser pagos. Além, disso, outros retrocessos estão previstos, como uma Tabela Salarial unificada, o que praticamente inviabilizaria reajustes.
É preciso combater essa Reforma.
Mas parece que a maioria não está atenta.
Estamos atentos, Luiz! Não à PEC 38!
E o retroativo sobre a indenização do alimentação e férias? Ninguém falou nada? Para os da ativa mesmo!
A administração entende que é devido e reafirmou a questão, até porque tem perdido ações nesse sentido. Mas ainda não temos uma data certa para os pagamentos!
Algum sinal ou previsão de pagamento dos retroativos dos 5 anos dos reflexos do 13º?
Ainda não Amanda, mas assim que tivermos a informação, divulgaremos aqui!
Alguns colegas, que devem ser ANS, estão falando para ‘aceitar’ do jeito que está proposto e depois ver a questão da cumulação. “Aprovar do jeito que está”, igual fizeram com a tabela que dá uma diferença de 78% no final da carreira entre ANM e ANS? “Aprovar do jeito que está” igual foi feito com a fracassada GANS?
Não concordei com a maneira que o Sindicato conduziu as tratativas da tabela; achei que perderam uma baita oportunidade de solucionar (ou amenizar) o problema da disfunção dos TJAs. A tabela “parecida com a do MPSC” ficou somente para os ANS, enquanto os ANM ficaram distantes. Mas, neste momento, penso que estão agindo corretamente. Não adianta fazer as coisas atropeladas. E vou além: se for cumulada, certamente vai mexer em todos os percentuais. Não tem como aprovar os índices sem decidir sobre a cumulação. Torço para que agora amenizem o erro da tabela. Caso contrário, assim como na GANS, os ANM ficarão com a sensação de “na volta a gente compra”.
Com todo respeito à sua opinião Cleyton, a situação da tabela foi diferente da da GANS e ambas são diferentes do AQ que, insisto, já tem verba prevista para 2026. Essa situação garante um pouco mais de tempo para o Sindicato melhorar a propopsta. A tabela veio pronta, uma contraproposta do Tribunal, era pegar ou largar, e a categoria decidiu pegar por ampla maioria em uma assembleia com 2 mil pessoas. Já a regulamentação da GANS, veio da administração bem diferente daquilo proposto pela categoria, então vai precisar de mais luta para ser massificada como já indicado pelo Sindicato! Obrigado pelo apoio em relação a forma como está sendo conduzida a negociação do AQ, é disso que a diretoria precisa neste momento!
Perfeito Cleyton, esta é a opinião de muitos TJAs. E obrigado Sinjusc pelo posicionamento.
Respeitamos a opinião de todas e todos, Paulo! Mas as direções sindicais têm esse papel de orientar e defender os interesses da categoria da forma mais politizada e efetiva possível.
Infelizmente, a implementação do AQ ainda em 2025 naufragou. Isso foi acordado e não foi cumprido, certo? Então, não, não são boas notícias! A questão da cumulatividade foi algo inventado agora, a bem de promover a melhoria da distorção salarial criada pela nova tabela e minimizar as críticas. Isso é um sinal de que o TJ não aceitou a aplicação de índices menores para pós, mestrado e doutorado?; tal ideia foi colocada na mesa e foi rejeitada? Ou nem foi debatida? Qual foi a proposta da administração sobre os índices? Temos dúvidas e os servidores anseiam por informações. Até porque, nesse momento, o que está em jogo passa por alteração legislativa. Outra coisa importante, e para termos em mente, é que, salvo engano, a “GANS” não pode ser cumulada com o “AQ”, então não seriam duas frentes para lutarmos contra a disfunção, temos apenas uma.
As informações que tivemos acesso foram repassadas Lucas!
O sindicato ta falando o tempo todo que há verba prevista, mas não diz quanto ,o valor, isso é uma peça de ficção, pode
remunerar pra outra coisa, não quer dizer nada, me digam qual o valor que esta previsto no orçamento? E se não publicar meu comentário, semana que vem peço minha desfiliação
A prioridade da diretoria do SINJUSC em relação ao adicional neste momento é garantir a cumulatividade da graduação com uma pós, Paulo!
Entendo a questão da disfunção, mas não sei se o AQ deveria ser o instrumento para corrigir isso. Gostaríamos de mais transparência quanto aos percentuais que estão sendo discutidos. Além disso, creio que seria justo considerar a cumulatividade também para quem é a analista e possui mais uma graduação (além da graduação inerente ao cargo de ingresso no TJ)
Não teve debate de percentual, José! A diretoria está concentrada em consolidar a cumulatividade primeiro, para depois ver a questão dos percentuais!
SINJUSC, convoca uma assembleia para decidir sobre os índices! Deixa a categoria apresentar a sua ideia e vamos votar! Já que a mesa de negociação não falou nada sobre o assunto, cheguemos, nós, com uma proposta. O que acham?
A categoria já fez isso, Lucas! E a proposta já foi apresentada! Agora, o TJSC tem que apresentar uma contraproposta. O que a diretoria faz é insistir para que essa contraproposta esteja o mais próximo possível do apresentado e para incluir entendimentos construídos de lá para cá como é o caso da cumulatividade do AQ de graduação!
Boa tarde, o meu diploma de graduação e pós é anterior a minha posse no TJSC. Gostaria de saber: vou poder utiliza-los para fins do adicional de qualificação? Pois para promoção, só é aceito diplomas após a posse. E no caso do AQ? Grata
A diretoria solicitou a utilização de títulos expedidos antes da posse, a validação dos títulos já utilizados para promoção, a aceitação de formação em áreas além do direito. Houve um parecer: “A legislação vigente autoriza expressamente a regulamentação do Adicional de Qualificação por ato da Presidência, cabendo definir critérios objetivos de aferição, áreas de interesse institucional e procedimentos administrativos. Com isso, a diretoria está acompanhando e, ainda em tratativas, uma vez que o TJSC está em transição.