O SINJUSC mantém na quarentena a preocupação referente à saúde mental dos servidores em suas residências. Estamos todos em confinamento, saindo de casa em casos extremamente necessários, e isso afeta-nos psicologicamente, também.
O isolamento social e medos relacionados ao vírus podem gerar reações de pânico, ansiedade e outras patologias. Para amenizar os danos causados por este isolamento, o SINJUSC apoia a Rede Solidária de Atendimentos Psicológicos.
Pelo e-mail psicologoscontraocovid19@gmail.com as pessoas podem solicitar orientações e atendimento por Skype, visando amenizar este momento que estamos nos precavendo contra o Novo Coronavírus.
O psicólogo Mateus Graoske, assessor do SINJUSC e idealizador desta rede, gravou um vídeo dando algumas orientações que, inclusive, já está compartilhado em nossas redes sociais. Mantenha-se informado através do seu sindicato.
Além disso, abaixo divulgamos dicas elaboradas pelo psicólogo Mateus para proteger sua saúde mental em tempos de coronavírus
Evite excesso de informação
Tente não ficar conectado o tempo todo com as notícias, isso aumenta a sensação de incertezas e aumenta preocupações. Se perceber que isso te deixa mal, dê um tempo e vá ver ou fazer coisas que gerem bem-estar. Defina um horário no dia para se informar e busque canais de comunicação confiáveis. Cuidado com as fake news. Dê preferência às orientações dos órgãos competentes como a Organização Mundial de Saúde, secretarias e Ministério da Saúde.
Cuide do seu corpo
Tente praticar exercícios e se alimentar de forma saudável. Relaxar, praticar meditação e alongamento, além de evitar o abuso de álcool ou drogas fazem diferença na saúde física e mental.
Teletrabalho
Crie rotinas para a execução de trabalho com horários de descanso e almoço. Evite a sobrecarga de trabalho. Mantenha os cuidados pessoais de higiene e vista roupas como se fosse ao trabalho. É muito importante manter o autocuidado para preservar a autoestima.
Faça coisas que gosta
Tire um tempo no dia para praticar seus hobbies, escutar músicas, ler um livro, assistir filmes, cuidar da casa, etc.
Ofereça ajuda
Idosos e pessoas com maior sensibilidade ao covid19 podem precisar de ajuda dos vizinhos para fazer compras nos supermercados e farmácias. Crie redes solidárias de vizinhos. Nunca esquecendo todos os cuidados de higiene.
Se precisar, peça ajuda
Se você perceber que está extremamente sobrecarregado, ansioso, depressivo ou pensando em se machucar ou em suicídio, procure seu médico, psicólogo ou familiar e não esqueça do CVV (188) e da rede solidária de atendimento psicológico pelo e-mail: psicologoscontraocovid19@gmail.com.