Cinema no SINJUSC inspirou debate sobre capacitismo

O filme “Saudade fez morada aqui dentro”, do diretor e roteirista Haroldo Borges, abriu a quarta temporada do Cine Debate Sobre Viver na quinta, dia 18 de setembro. Uma parceria entre o Fazendo Escola e sindicatos filiados, o projeto exibe filmes brasileiros de maneira gratuita seguido de um debate sobre o longa.

A trama que apresenta o jovem Bruno de 15 anos, que mora em um bairro humilde e deve superar as adversidades de uma doença degenerativa que, um dia, o fará ficar cego, fez com que o debate após a exibição girasse em torno do preconceito contra pessoas com deficiência ou capacitismo.

Além disso, muitos espectadores da sessão elogiaram a iniciativa do SINJUSC de abrigar um cineclube. De acordo com Raysa Spaniol, que já participou de uma sessão na temporada passada, “se fosse só o filme já tava top, com a pipoquinha, melhor ainda! Mas eu acho que a cultura é fundamental para a gente refletir enquanto sociedade, para a gente ver diferentes perspectivas. Eu gosto de falar que a gente vê de um local mais alto a nossa realidade”.

Já para Felipe Neves, que participou do projeto pela primeira vez, “eventos abertos, assim gratuitos, incentivam as pessoas a conhecer filmes diferentes e a consumir cultura. Acho muito importante”. “Eu vim de São Paulo, estou aqui há mais ou menos seis meses, e lá tem bastante cineclube, esses encontros. E eu estava procurando essas ações aqui em Florianópolis. E eu estou gostando de descobrir essa curadoria de lugares e ações está me interessando bastante”, acrescentou Ianarã Bernardino que também acompanhou o cineclube pela primeira vez.

PRÓXIMAS EXIBIÇÕES DA 4ª TEMPORADA DO SOBRE VIVER

Não perca as outras três sessões da 4ª temporada do Sobre Viver, sempre a partir das 19h no SINJUSC (Av. Mauro Ramos, 448, Centro de Floripa):

22/10 – “Sem coração”, – por Nara Normande e Tião
19/11 – “Kasa Branca” – por Luciano Vidigal
09/12 – “Levante” – por Lillah Halla

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *