Roda de conversa como instrumento de cuidado e promoção da saúde mental

O SINJUSC convida servidoras e servidores filiados para a próxima Roda de Conversa sobre saúde mental no dia 14 de junho, às 19h30. O encontro é virtual e gratuito, podem participar até 20 pessoas. Quem coordena são os assessores do Sindicato: Mateus Graoske psicólogo clínico e Rossano Lopes Bastos, professor Livre docente estudioso da psicanálise. Para participar é necessário preencher um formulário eletrônico AQUI.

O projeto, lançado em março deste ano, com encontros mensais, tem se mostrando um amplificador da promoção e cuidado da saúde mental. Os participantes podem falar sobre problemas relacionados ao trabalho, família, rotina, entre outros. Todo o conteúdo da discussão é mantido em sigilo e os profissionais fazem os devidos encaminhamentos quando necessário.

Os encontros favorecem uma oportunidade de enfrentamento do sofrimento psíquico, entendido como angústia, ansiedade, depressão e outras psicopatologias. A proposta prende-se ao conceito de roda de terapia comunitária e integrativa (TCI), prática terapêutica 100% brasileira, que nasceu da tentativa de diálogo entre o conhecimento científico e a sabedoria popular (senso-comum).

Para o SINJUSC, é fundamental que esse trabalho humanizado ganhe destaque entre os servidores. A pauta saúde é permanente e várias são as linhas de atuação que buscam melhorar a qualidade de vida dos servidores e mitigar os efeitos do trabalho como fator de adoecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *