Em comparação com 2022, a participação da categoria teve um aumento de 8,8%, pois enquanto 49,18% das pessoas aptas votaram nas eleições anteriores, 57,98% sufragaram no pleito deste ano. Ao todo, 2.528 votos de um total de 4.360 pessoas aptas a votar foram computados nas Eleições 2025 contra 2.018 de 4.103 em 2022.
Para o presidente da Comissão Eleitoral, Carlos Alberto Furtado, “todo o cuidado da Comissão Eleitoral e também da equipe de trabalhadoras do SINJUSC antes e durante as eleições, enviando cédulas pelos Correios, atendendo filiados e filiadas em dúvida, auxiliando mesários, planejando toda a logística e informando a categoria, contribuiu para um processo bastante tranquilo e sem quaisquer problemas”.
De acordo com a ata final de apuração das Eleições 2025 do SINJUSC, lavrada pela Comissão Eleitoral nesta quinta, dia 27 de novembro, a “Chapa 1: Consolidar o presente, Construir o Futuro” obteve 1.753 (69,34%) votos contra 760 (30,06%) votos da “Chapa 2: Renovar”. Foram registrados, ainda, 8 votos em branco e 7 votos nulos.
A Chapa 1 já havia sido declarada vencedora do pleito no último dia 18 de novembro devido a uma superioridade matemática de votos que não poderia mais ser suplantada, conforme noticiado aqui na página do SINJUSC. Contudo, a Comissão Eleitoral retornou ao Sindicato nesta quinta para validar 148 votos em separado que chegaram das comarcas pelo malote do TJSC entre o dia 18 e o dia 27 de novembro.
O vice-presidente reeleito do SINJUSC, Neto Puerta, que acompanhou os trabalhos da Comissão Eleitoral por indicação da Chapa 1, entende que “o crescimento da participação da categoria nas eleições deste ano, mesmo em um contexto de aprofundamento das modalidades de trabalho a distância, é reflexo de um processo transparente e democrático. Mas também do trabalho de filiação e politização da categoria feito nas últimas gestões do sindicato e, novamente, reconhecido nas urnas”.
