Outubro Rosa: Taxa de abandono de mulheres com câncer é seis vezes maior que a de homens

Por Rossano Lopes Bastos e Mateus Graoske Mendes

No mês de Outubro, dedicamos atenção às mulheres e à saúde delas, especialmente com foco no câncer de mama e outras patologias cancerígenas. O Outubro Rosa é um movimento que tem como objetivo principal alertar a todos a respeito do câncer de mama e a importância de um diagnóstico precoce.

Entretanto, neste espaço gostaríamos de fazer um chamamento à participação dos homens neste cenário e como pode e deve contribuir solidariamente com este momento e movimento fazendo uma reflexão sobre suas condutas relacionadas a este tema.

O Coletivo Mães na Luta, publicou no Facebook que recente pesquisa noticiada na revista Isto É, aponta que depois de analisarem a vida de 515 homens e mulheres com câncer ou esclerose múltipla (doença degenerativa dos movimentos), os cientistas verificaram que havia uma taxa de 11,6% de separação entre os indivíduos.

E que neste cenário as mulheres doentes obtiveram uma taxa de separação (abandono) do parceiro de 20,8% contra uma taxa de 3% dos homens doentes. O que significa dizer que a mulher tem 6 vezes mais chances de ser abandonada em situação doente pelo marido após a descoberta de uma doença grave.

Considerando, que em muitos casos o provedor familiar pode ser o Homem, este abandono se reveste de uma crueldade sem precedentes. Por isso, o Outubro Rosa é sim, um assunto a ser discutido e problematizado pelas Masculinidades.

Desta forma, além de se cuidar e ajudar e se solidarizar no cuidado do parceiro, é fundamental trazer o assunto para o debate masculino, entendendo que a vida em comum é repleta de compromissos, afazeres e cuidados em diversas situações.

Por isso, não somente neste outubro rosa, mas durante toda a vida atenção em você, mas também naquele(a) que partilha consigo um caminho para e na Vida.

Sem silêncio, mas com solidariedade e compromisso.

Um comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *