Delegas e delegados do 9° Congresso do SINJUSC em 2022.

Inscreva-se para plenárias que constroem tese ao 10° Congresso do SINJUSC

Classicamente, o conceito de alienação de trabalhadores e trabalhadoras é causado pelo processo de divisão do trabalho. Se cada um faz uma parte, quem produz deixa de se reconhecer no resultado final do trabalho. Com a chegada das novas tecnologias e das políticas públicas de austeridade fiscal, a alienação é aprofundada, pois elas abrem outras possibilidades de isolamento das trabalhadoras e dos trabalhadores.

Enquanto as novas tecnologias operam a separação espacial da classe trabalhadora por meio de programas de computador e aplicativos de celular, as políticas de austeridade fiscal dividem os interesses de uma mesma categoria por meio da retirada de direitos historicamente consolidados. A profusão de sistemas que são alimentados por motivos que quem preenche sequer conhece totalmente e as diversas reformas da previdência são exemplos de como as tecnologias e a austeridade dividem trabalhadoras e trabalhadores do judiciário catarinense.

A essas questões, mas também como consequências delas, se somam os prejuízos causados à saúde física e mental da categoria quem tem cada vez mais contato com telas do que com pessoas e que é submetida a um ritmo de trabalho cada vez mais intenso. Todo esse processo dificulta ainda mais a formação de uma identidade de classe que é tão importante para a organização política e a luta sindical de quem vende a força de trabalho para sobreviver.

Diante desse cenário, filiadas e filiados podem participar das plenárias virtuais que vão debater o conteúdo de tese ao 10º Congresso do SINJUSC, dias 15, 16 e 17 de maio no Hotel Mar de Canasvieiras Internacional (Rua Me. Maria Villac, nº 2017, Florianópolis). Veja abaixo a data, hora e conteúdo de cada Plenária e inscreva-se para participar de quantas achar interessante clicando AQUI.

Plenária 1: Saúde, trabalho e tecnologia
03/04 – 19h30

Abordar as transformações no mundo do trabalho, considerando o uso da tecnologia, compreendendo-a como um lugar de disputa e pensar em formas de autoconhecimento da classe trabalhadora diante do individualismo crescente. Mas também construir reflexões sobre a saúde no trabalho, considerando os desafios colocados pela tecnologia, em tempos nos quais a conectividade proporciona a chegada incessante de demandas.

Plenária 2: Condições de trabalho e carreira no Judiciário Catarinense
08/04 – 19h30

Elaborar propostas de mobilização que unifiquem os interesses da categoria e desenvolver a atual política do Sindicato em relação ao combate ao assédio e à sobrecarga de trabalho, bem como em relação aos prejuízos causados à saúde das trabalhadoras e trabalhadores como consequência dessas duas questões.

Plenária 3: Reformas previdenciárias e políticas de austeridade no serviço público
10/04 – 19h30

Debater as políticas de austeridade do Estado, considerando a disputa do fundo público e dando ênfase às reformas previdenciárias. A partir disso, dialogar sobre a nossa organização enquanto classe trabalhadora, apresentando o Sindicato como a saída coletiva para o enfrentamento à austeridade e como alternativa de futuro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *