Exibição do filme "Kasa Branca" no aditório do SINJUSC, véspera do Dia da Consciência Negra.

Exibição de “Kasa Branca” marca semana da Consciência Negra no SINJUSC

O projeto Sobre Viver do Fazendo Escola exibiu na quarta, dia 19 de novembro, o filme “Kasa Branca”, do cineasta Luciano Vidigal, no auditório do SINJUSC. Com um elenco quase totalmente composto por pessoas negras, a projeção marcou a semana do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.

De acordo com a secretária-geral do SINJUSC, Ellen Caroline Pereira, “o filme é sobre a vida de um jovem negro e morador de uma comunidade pobre da baixada fluminense no Rio de Janeiro que é impedido de trabalhar por se dedicar aos cuidados da avó. A trama denuncia como as políticas públicas do Estado não alcançam as populações da periferia que são predominantemente negras”.

Já para Neto Puerta, presidente do Fazendo Escola, “uma das coisas que chamaram minha atenção no filme foi o fato do diretor colocar um homem nesse lugar de cuidado, no caso, é ele quem cuida da avó. Com isso, o Luciano Vidigal nos leva também a refletir sobre a condição das mulheres que quase sempre cumprem esse papel, em muitos casos, sem o apoio adequado do Estado”.

A última exibição da 4ª temporada do cineclube Sobre Viver acontece no dia 9 de dezembro, às 19h, no auditório do SINJUSC (Av. Mauro Ramos, 448 – Centro de Floripa) com o filme “Levante” de Lillah Halla. Acesse a sinopse do filme no portal adorocinema.com clicando AQUI.

PÚBLICO DO SOBRE VIVER REÚNE COMUNIDADE E COLEGAS DO TJSC

Com debates que, em geral, reúnem questões como direitos humanos, serviços públicos e políticas sociais abordados sob a perspectiva da classe trabalhadora, o Sobre Viver tem reunido pessoas da comunidade do entorno e gente que acompanha o circuito de cineclubes da cidade, mas também trabalhadoras e trabalhadores do Judiciário catarinense.

Além da sessão que é acompanhada de pipoca e refrigerante, os presentes fazem um debate sobre as questões levantadas pelo filme logo após a exibição. Em algumas oportunidades, cineastas e pessoal do elenco participam do debate na busca por novas formas de refletir sobre as dimensões sociais, políticas e econômicas do mundo do trabalho por meio do cinema nacional contemporâneo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *