Comissão Eleitoral orienta mesários e mesárias sobre as Eleições 2025 do SINJUSC

A Comissão Eleitoral já solicitou a liberação para a realização das Eleições 2025 do SINJUSC em todos os locais de trabalho do Judiciário Catarinense por meio de um ofício destinado à presidência do TJSC. Veja abaixo as instruções para que mesários e mesárias designados pela Comissão Eleitoral possam realizar o pleito, mas se alguma dúvida surgir no dia da eleição (13 de novembro), os mesários podem entrar em contato com a Comissão Eleitoral pelo seguinte número de WhatsApp: 48 99653-0273. 

Mesários e mesárias designados pela Comissão Eleitoral vão receber um pacote pelo malote do Tribunal. O primeiro passo é verificar se o pacote contém uma urna de papelão, o adesivo de identificação da urna, as cédulas de votação com uma assinatura da Comissão Eleitoral, a lista de votação com os nomes de sindicalizados e sindicalizadas em condições de votar naquele local, uma lista para registrar votos em separado e o modelo de ata de apuração de votos.

É necessário que os mesários mantenham os materiais de votação em local seguro, nas dependências da comarca, até o dia da votação. Evitando o esquecimento e até a perda do material.

No dia 13 de novembro, os dois mesários montam a urna de votação no principal acesso da comarca ou local de maior visibilidade para eleitores e eleitoras. A montagem é simples, basta fechar as abas superiores e inferiores da caixa com uma fita e colar o adesivo na frente da urna. Cuidado para não lacrar a abertura feita na caixa para receber os votos!

Atenção ao horário da votação que vai das 12h30 às 18h30 do dia 13 de novembro de 2025.

Aberta a votação, peça um documento oficial de identificação com foto ao filiado ou filiada e verifique se o nome dele ou dela está na lista de votação.

Se sim, peça para que ele ou ela assine a lista de votação, verifique se o verso da cédula está assinado pela Comissão Eleitoral, assine o verso da cédula no local indicado, peça ao outro mesário ou mesária assinar também, devolva o documento e entregue a cédula de votação para o filiado ou filiada.

É importante que os mesários só assinem as cédulas depois da identificação do eleitor ou da eleitora.

Mas se você não encontrou o nome da pessoa na lista de votação ou ela está em trânsito e não se encontra na comarca de lotação dela, oriente para que ela possa votar em separado.

Para votar em separado, basta que o eleitor ou eleitora apresente, além do documento oficial com foto, o contracheque dela referente ao mês de outubro com o desconto do SINJUSC ou uma declaração de quitação do SINJUSC.

Depois da identificação, peça para a pessoa assinar a outra lista, a lista de votação em separado, verifique se o verso da cédula está assinado pela Comissão Eleitoral, assine o verso da cédula no local indicado, peça ao outro mesário ou mesária assinar também, entregue a cédula de votação, o envelope pardo pequeno e o envelope amarelo grande para o filiado ou filiada.

Peça para a pessoa escrever o nome, matrícula e comarca no local indicado no envelope amarelo; marcar um “X” na chapa de preferência; dobrar a cédula e colocar dentro do envelope pardo pequeno; colar o envelope pardo; colocar o envelope pardo dentro do envelope amarelo grande já devidamente identificado; colar o envelope amarelo e depois depositar o envelope amarelo na urna. Se necessário, diga para a pessoa dobrar o envelope amarelo antes de depositá-lo na urna.

Quando terminar a votação, mesários e, se houver, fiscais devem proceder à apuração dos votos da comarca e o preenchimento da ata de apuração de votos.

Antes de abrir a urna, preencha o cabeçalho da ata com as informações da comarca e horário da apuração. Depois, conte a quantidade de nomes na lista de votação para preencher o item 1. Em seguida, conte a quantidade de assinaturas na lista de votação e na lista de votos em separado para preencher o item 2. Conte o número de lacunas sem assinaturas da lista de votação para preencher o item 3.

Em seguida abra a urna, mas não abra os votos em separado. Inicie a contagem registrando o número de votos em branco no item 4, votos nulos no item 5 e a quantidade dos envelopes amarelos no item 6.

Note que os votos em separado não são abertos. Coloque todos os envelopes amarelos de votos em separado dentro do envelope branco grande e feche-o com cola. Ao final da apuração, ele deve ser remetido para a Comissão Eleitoral.

Depois, registre o número de votos de cada chapa nos itens 7 e 8 da ata de apuração.

No espaço dedicado a fatos ou ocorrências, mesários devem registrar questões consideradas fora do comum no processo de votação.

Na segunda página, os mesários e, se houver, fiscais devem assinar a ata de votação. A ata de votação devidamente preenchida deverá ser enviada para o e-mail da comissão eleitoral (eleicao@sinjusc.org.br) assim que a apuração terminar.

Para as comarcas de entrância especial haverá uma transportadora responsável por recolher todo o material de votação para o SINJUSC. As demais comarcas devem enviar todo o material utilizado para o SINJUSC pelo malote do TJSC em Florianópolis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *