No próximo mês de junho, ainda sem dia confirmado, a diretoria do SINJUSC realiza uma assembleia para aprofundar o debate sobre a tabela de vencimentos das trabalhadoras e dos trabalhadores do judiciário catarinense.
De acordo com a presidenta do SINJUSC, Carolina Rodrigues da Costa, “essa discussão sobre tabela salarial, a exemplo daquilo que o Sindicato defende historicamente, será pautada na próxima assembleia a partir da necessidade de construção de uma proposta que contemple todos os grupos funcionais, mas também alcance aposentadas, aposentados e pensionistas”.
TABELA DO TJSC É A MAIS COMPACTA NA COMPARAÇÃO COM MPSC E ALESC
A tabela do TJSC é a mais compacta das três ao apresentar entre os níveis uma diferença de aproximadamente 1,5%. Enquanto isso, a diferença entre uma referência e outra na tabela do MPSC fica em média de 2,5% e na Alesc fica em torno de 3,5%.
Na comparação da diferença entre os salários iniciais e finais, o vencimento básico do técnico do TJSC chega ao fim da tabela com um acréscimo de 51,55% sobre o valor pago no início, já no MPSC e na Alesc o VB mais que dobra ao longo da tabela, registrando aumentos de 154,83% e 166,16%, respectivamente.
A mesma comparação em relação aos analistas apresenta um crescimento de 56,92% no TJSC, 140,84% no MPSC e 180,53% na Alesc. Note que no Legislativo, o VB quase triplica na comparação entre o início e fim da tabela.
O debate sobre a descompactação de tabela passa necessariamente pelo ganho real, pois a diminuição da discrepância em relação ao MPSC e à Alesc depende do aumento dos valores percentuais entre os níveis e, consequentemente, dos valores nominais das referências.
No meu entender, e acredito que no entender da grande maioria de todos nós, a implementação do ganho real precisa ser tratada antecipadamente com a administração, já na próxima reunião de negociação em Junho, paralelamente ao debate sobre a descompactação da tabela.
A implementação do ganho real é URGENTE, “pra ontem”, pois todos nós estamos sentindo no bolso a falta que a nossa defasagem salarial está fazendo. Paralelamente, a mais “longo prazo” (espera-se, claro, que não tão longo assim…), esperamos então a conquista da tabela descompactada, que será outra grande vitória.
Olá Renato, a assembleia será em junho e você terá a oportunidade de propor a questão para que a categoria delibere.
Muito bem colocado, Renato. Vamos garantir esse ganho real (que não é muito), e já paralelo a isso, brigar por essa “descompactação”. E que realmente não seja um prazo tão longo assim… de preferência que saia esse ano ainda, assim como a malfadada GANS… aprovada e trancada pelo TJ….
Quando serão pago os retroativos da VPNI proporcional? alguma ideia?
Olá Júlia, vamos tentar apurar isso junto ao Tribunal para te responder!
E sobre uma possível redução de carga horária diária? Um expediente das 12h às 18h, por exemplo?
Também está na pauta! Já estamos trabalhando em uma matéria sobre o assunto Márcia!
A jornada de 6 horas é uma realidade antiga nos bancos e em inúmeros outros órgãos, inclusive do Judiciário de outras esferas… aparentemente não traria despesa ao Tribunal e melhoria MUITO a qualidade de vida dos servidores. Realmente seria ótimo publicar e debater sobre essa pauta.
Isso mesmo Alisson!
Não pagam nem um ganho real vão descompactar tabela!? Vcs tão de brincadeira…
Não Mário! No SINJUSC não tem brincadeira, tem trabalho! As comparações com MPSC e ALESC mostram a necessidade de uma descompactação. É dever do Sindicato informar a categoria e pautar a luta!
Descompactação termo difícil de entender
Opa Silésia, significa aumentar a diferença entre os níveis, resultando em ampliação do vencimento básico para toda a categoria.
por favor,sempre que usar uma palavra mas culina abrange a todos. não precisa repetir a palavra trabalhador e trabalhadora, aposentado e aposentada. isso e um ERRO sei que não irão publicar . fica a dica
Olá Renato, como já explicamos várias vezes aqui, essa é uma questão política, trata-se de uma categoria em que a maioria é mulher, daí referência também no feminino!
Essa é uma questão da língua portuguesa. Trabalhadores, no plural, refere-se a homens e mulheres. Todos, refere-se a homens e mulheres. Não só não é necessário usar “todos e todas” como é incorreto. Mesmo assim, obrigado a todes.
Descompactar e abril as letrinhas e incluir umaamais ??????
Não Silesia, descompactar é aumentar a diferença entre uma referência da tabela e outra, ou seja, aumentar os valores dos níveis da tabela!
Aqui no Rio de Janeiro, os servidores do TJ- RJ, tiveram uma reestruturação na carreira, com melhorias a partir do final do ano de 2022. Em 18 meses, tiveram reajustes acima de 50% nos vencimentos, nesse janeiro de 2024, ganharam mais 5,6%. O Plano de carreira, passou a mudar os níveis de 18 em 18 meses( antes demorava 24 meses).
Obrigado pela colaboração Ernani!
Já estamos em junho e nem sinal da GANS. Processo sigiloso no SEI. Não se sabe nem como será deferida e o pior de tudo é que não terá aplicação para os todos os servidores, como deveria ser. É extremamente frustrante. Progressões atrasadas. Atrasados nem sinal.
Boa noite! Eu terminei minha graduação agora neste semestre, infelizmente perdi o acréscimo de 20% devido a mudança da lei. Será que o sindicato não poderia fazer nada pela gente que já estava na reta final da graduação , com o intuito de ganhar este dinheirinho.
Sim Nadia! É por isso que o adicional de qualificação está na pauta deste ano!
Queremos a GANS
Não há necessidade de debates demorados e extensos. A solução é simples e atende a todos: criar um novo nível com 10 letras para todos, instituir o ganho real de 5% e o adicional de qualificação. Á conquista!
Prezados, acredito que o debate sobre a descompactação é mais interessante que o ganho real, que é algo pontual. Acho que poderia ser negociada até mesmo uma redução nos primeiros níveis se for o caso, obviamente não aplicável aos atuais servidores.
Olá Francis, com todo o respeito a sua opinião, mas a ideia é aumentar os valores dos níveis para tentar reduzir a defasagem em relação às tabelas de MPSC e Alesc, não reduzir!
Queremos a GANS!