Já com 30 anos, completados nesta terça-feira (26/03), a Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário dos Estados (Fenajud) segue com muito vigor a frente de pautas comuns a todos nós. A Fenajud mantém-se ativa em discussões no Congresso Nacional e Tribunais Superiores, lutando por negociações coletivas, datas-bases e auxílios; além das manifestações contrárias acerca dos auxílios-moradia da magistratura, casos de assédios sexuais e morais, reforma da previdência, redução de salários dos trabalhadores, entre tantas outras bandeiras.
Atualmente, com 23 entidades sindicais filiadas, a Fenajud segue em busca da aprovação da PEC 59/13 na Câmara (atual PEC 190 no Senado), a qual prevê uma lei orgânica unificada dos trabalhadores do judiciário para regulamentar a categoria. Outra bandeira defendida é a aprovação da PEC 526/2010, que garante o direito de voto a trabalhadores efetivos e juízes de direito na escolha fos integrantes dos órgãos diretivos dos Tribunais pátrios.
Enfim, uma Federação que tem muito trabalho pela frente, sempre almejando o bem-estar mental, social e laboral daqueles que trabalham por um judiciário mais justo e célere. Os trabalhadores de Santa Catarina estão muito bem amparados pelo sindicato local, o SINJUSC, que segue ao lado da Federação, nas grandes lutas nacionais e recebendo o apoio regional sempre que solicitado.
Parabéns Fenajud, 30 anos apoiando os trabalhadores do judiciário catarinense. Filie-se!
Estamos produzindo conhecimento e instrumentos de luta.
Nesse 3° dia de Congresso, tivemos palestras e debates de altíssima qualidade.