Hotel Plaza Caldas da Imperatriz vai sediar 19º Encontro da Experiência (Foto: Divulgação)

Veja a programação do 19º Encontro da Experiência do SINJUSC

O SINJUSC realiza mais um Encontro da Experiência nos próximos dias 8, 9 e 10 de julho, em Santa Amaro da Imperatriz, região metropolitana de Florianópolis. Sob o tema “Tecendo Fios de Solidariedade por uma Aposentadoria Digna”, a 19ª edição do Encontro busca traçar a melhor estratégia não só para manter os direitos de quem já se aposentou, mas avançar em nova conquistas como, por exemplo, a equiparação do auxílio médico-social ao auxílio alimentação com retroativo de cinco anos.

Frio Intenso – A diretoria do SINJUSC recomenda que aposentadas e aposentados levem agasalhos devido às baixas temperaturas registradas na região já no início deste inverno. Veja abaixo a programação completa do Encontro da Experiência que acontece no Hotel Plaza Caldas Imperatriz (R. Princesa Leopoldina, 3355 – Caldas, Santo Amaro da Imperatriz).

PROGRAMAÇÃO

1º DIA (08/07)

16h – Cofé no restaurante

17h – Abertura do credenciamento

19h – Fechamento do credenciamento

20h – Jantar de Abertura 

22h – Bingo Show 

23h – Boate

2º DIA (09/07)

8h30 – Oficina de Inclusão e Acessibilidade Digital com Fábia Hafermann*

*Fabia formada em Comunicação Social – com habilitação em Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL. Tem uma especialização em fotografia pela Universidade do Vale do Itajaí – UNIVALI e Mestrado na Università Urbaniana – em Roma, na Itália. Das experiências profissionais já passou pelo setor de comunicação do SICOOB Advocacia, atuou com comunicação de risco na Petrobras e Transpetro – na malha sul de petróleo, comunicação interna e assessoria de imprensa do Departamento Regional do SENAC Santa Catarina. Coordenou ações de comunicação com comunidades para a preparação do desligamento do sinal analógico de TV na grande Florianópolis com a ANATEL e Seja Digital. Foi apresentadora do boletim português da rádio Vaticana – na cidade do Vaticano, em Roma. Atualmente faz parte da equipe de comunicação do SINJUSC. 

10h – Mesa: “Quando todas as linhas se engancham nos teus pontos” podemos tecer nossos fios de solidariedade

A linha da solidariedade é justamente essa que tecemos, ponto a ponto, como nos lembra a canção. Construir de forma solidária exige de nós uma leitura atenta da realidade, para que possamos definir estratégias eficazes na luta pelos nossos direitos. Nesse sentido, refletir sobre os impactos das reformas previdenciárias dos últimos anos torna-se fundamental, já que essas mudanças afetam diretamente nossas pautas e a luta por uma aposentadoria digna. Se somos capazes de tecer, também podemos construir um ninho  – como fazem os pássaros -, mas para isso é essencial compreendermos a conjuntura atual, muitas vezes camuflada entre os fios da nossa trama.

Convidados: Mauricio Mulinari e Pedro Pita Machado*

 *Pita é sócio fundador da Pita Machado Advogados, com 35 anos de atuação especializada na defesa dos direitos dos servidores públicos. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987) tem especialização em Direito Processual Civil e em Direito Constitucional (1989). Advogado com forte atuação no Superior Tribunal de Justiça e no Supremo Tribunal Federal, nas causas de interesse dos servidores. Foi Presidente do Sindicato dos Advogados do RS, Conselheiro Titular por dois mandatos e Presidente da Comissão de Direito Social da OAB/RS. É membro efetivo do IAB – Instituto dos Advogados Brasileiros e membro fundador da ADJC – Advogadas e Advogados pela Democracia, Justiça e Cidadania e da ABJD – Associação Brasileira dos Juristas pela Democracia.

*Maurício é Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e mestre em Serviço Social pela UFSC. De janeiro de 2015 até outubro de 2023 trabalhou como técnico no Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (DIEESE). Atualmente realiza doutorado Em Serviço Social pela UFSC e trabalha como consultor econômico de entidades sindicais. Suas áreas de interesse são História Econômica, Economia Política, Marxismo, Relações de Trabalho, Sindicalismo e Direitos Sociais.

Mediação: Valfrida de Oliveira e Carolina Rodrigues Costa*

*Valfrida é 2ª Secretária de Aposentadas/os do SINJUSC e integrante do Grupo de Gestão do NAP.

*Carolina é presidenta do SINJUSC e Mestre em Serviço Social pela UFSC.


 12h – Almoço

14h – Jogo da Vida 

15h30 – Lançamento do documentário “Por um Fio”

16h – Café da tarde 

17h – Mesa:  “Uma andorinha só não faz verão”: a coletividade como instrumento de transformação por uma aposentadoria digna

O ditado popular nos lembra que “uma andorinha só não faz verão”, e é nele que nos apoiamos para enaltecer a coletividade como força de transformação. Ter o sol como horizonte é uma das potências de não estarmos sós. Como já mencionado, as reformas previdenciárias das últimas décadas impactaram profundamente as condições de aposentadoria. A Emenda Constitucional 103/2019 desencadeou um efeito cascata, em Santa Catarina, a Lei Complementar 773/2021 passou a confiscar 14% dos valores que excedem o salário mínimo dos/as beneficiários/as da previdência social. Já a LC 848/2023 separou os fundos previdenciários no estado, abrindo caminho para um possível colapso do IPREV, caso a legislação não seja revogada. Diante desse cenário, torna-se urgente consolidar nossas estratégias de luta de forma coletiva.

Convidadas/os: Dep. Fabiano da Luz e Marlete Gonzaga (presidenta do SINTESPE)*

 *Fabiano é deputado estadual de Santa Catarina pelo Partido dos Trabalhadores (PT), e foi prefeito de Pinhalzinho/SC por dois mandatos. Coordena a Frente Parlamentar em Defesa do Serviço Público de SC e integra a comissão permanente de Trabalho, Justiça e Serviço Público, dentre outras. É graduado em Administração e pós-graduado em Gestão Pública. Trabalhou como locutor e comentarista em emissoras de rádio e televisão.


*Marlete é trabalhadora pública estadual em exercício, atualmente lotada na Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE), antigo DEINFRA.  Sua trajetória de militância política teve início no Movimento Estudantil da FURB, em Blumenau, e se consolidou ao longo dos anos com forte participação nas lutas coletivas do funcionalismo público. Participou ativamente na construção do SINTESPE – Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Estadual de Santa Catarina – logo após a promulgação da Constituição Federal de 1988, estando presente desde os primeiros passos da entidade. Em 2022, foi a primeira mulher eleita a presidir o SINTESPE em seus 35 anos de história, sendo reeleita em 2025.

Mediação: Shirlei Lucia Daltoé Berger e Ellen Caroline Pereira*

*Ellen é secretaria-geral do SINJUSC, poetisa e doutora em Serviço Social pela UERJ.

*Shirlei é 1ª Secretária de Aposentadas/os do SINJUSC e integrante do Grupo de Gestão do NAP. 

18h30 – Plenária de Encerramento 

19h às 22 – Jantar 

21h30 – Show com Bruno Spinel*

*Bruno é músico há 20 anos e abriu show conhecidos de artistas como Jeito Moleque e Alexandre Pires.

3° DIA (10/07)

Manhã livre para atividades no hotel 

12h – Almoço e check-out

6 comentários

    • Acabamos de fazer, Marco! Foi o 10º Congresso do SINJUSC, realizado no último mês de maio. Clique AQUI e saiba como foi!

    • Amei a programação deste ano. Como sempre o Sinjusc nos proporciona excelentes palestras e lazer. São 02 dias que reencontramos os colegas de trabalho, de informaçoes e aprendizado e esses momentos são únicos e nos fazem muito bem.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *