Valentes promovem formação e denunciam descaso do TJ com retorno presencial

O Coletivo Valente esteve em formação on-line sobre maternidade, autocuidado, emancipação, não violência e educação infantil ontem (08/07), com a doutora em Saúde Coletiva, Escritora e produtora de conteúdo do site Cientista Que Virou Mãe, Ligia Moreiras. O encontro objetivou momentos de acolhimento e conversas sobre os desafios que as mães enfrentam com o isolamento social, em que vida doméstica se mistura com a profissional, sobrecarregando ainda mais as mulheres.

Para elas, foi um momento de refrigério e também uma convocação para mobilização contra a declaração da Administração do Tribunal de Justiça de que pais e mães devem “usar a criatividade” sobre o que fazer com os filhos quando retornarem ao trabalho presencial, a partir de 3 de agosto, uma vez que escolas e creches permanecem fechadas por prevenção à saúde.

A recente pesquisa de teletrabalho revelou que 54% dos respondentes têm filhos que ainda residem em casa e 53% disseram que a idade varia de 7 a 13 anos. Com escolas e creches fechadas a responsabilidade não deve recair somente aos pais.

 As valentes questionam como um Poder Público que representa a justiça e investe dinheiro público em campanhas contra a violência e igualdade de gênero não tem a capacidade de olhar para suas próprias servidoras e reconhecer seus Direitos. É a falta de diálogo!

Mães e pais muito servem para estampar notícias sobre produtividade e, pior, trabalhar até de graça no programa Fortalece de “forma colaborativa e graciosa”, mas quando precisam que o Órgão, que prega justiça e igualdade, aplique os conceitos com sua própria força de trabalho, são negligenciados.

Bom relembrar, conforme publicamos ontem que o protocolo de retorno do Tribunal se restringe a uma caixa enviada às comarcas com álcool gel, máscaras (inadequadas) e fita adesiva.

A volta ao trabalho presencial, sobretudo os Direitos da Maternidade, será tema de Live do Coletivo na próxima quinta-feira (16/07), com horário a confirmar. O Coletivo convoca todas e todos para acompanhar. A transmissão terá participação da Ligia Moreiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *