SINJUSC promove grupo terapêutico em saúde mental no dia 19/05

Nesta quinta-feira, dia 19 de maio, a partir das 19h30, o SINUSC promove novo encontro online da Roda de Conversas Integrativas. Com coordenação de Mateus Graoskepsicólogo clínico e Rossano Lopes Bastos, professor Livre docente e estudioso da psicanálise, os encontros fomentam espaço de fala, escuta e acolhimento para os mais diversos tipos de sofrimento psíquico, relacionados ou não ao trabalho. Para participar, basta ser servidor filiado e fazer inscrição AQUI.

“A Roda de Conversa é um espaço seguro de fala e escuta, em que os servidores podem relatar o seu sofrimento psíquico, como depressão, angústia, ansiedade e outras psíquico patologias que contribuem para a diminuição da qualidade de vida. Nosso papel, enquanto coordenadores, é identificar esse sofrimento, acolher e sugerir instrumentos de tratamento”, explica Mateus Graoske.

Rossano Lopes Bastos acrescenta que os encontros são coletivos como forma de transformar a saúde mental em pauta coletiva permanente de cuidado e também combate a práticas de violência moral laboral que podem desencadear danos à saúde mental do trabalhador.

O QUE É RODA DE CONVERSA INTEGRATIVA?

A roda de TCI constitui-se numa roda de partilha de experiências e sabedoria, na qual o acolhimento e o respeito ao outro é fundamental. Nesse processo todos são co-responsáveis na busca de soluções para sofrimentos e problemas do cotidiano. Todos os comentários são relevantes e incluídos no grupo.

Como funcionará: a Terapia Comunitária Integrativa (TCI) consiste em uma atividade em grupo voltada à promoção do cuidado mútuo, da solidariedade, do acolhimento, da saúde e da educação emocional. São empregadas dinâmicas de escuta compartilhada, troca de experiências e olhares, expressão dos sentimentos e momentos lúdicos.

Durante as rodas, os participantes escolhem um tema comum a todos a ser trabalhado e compartilham suas reflexões acerca dele, além de estratégias individuais de superação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *