SINJUSC potencializa debates sobre diretos, saúde e previdência em nível nacional

A diretoria  do SINJUSC Carolina Costa Rodrigues, que também integra a Coordenação de Saúde dos Trabalhadores e Previdência da Fenajud, participa ativamente dos debates e trabalhos propostos pela Federação e outros sindicatos, ampliando a presença do SINJUSC nas discussões sobre a defesa do serviço e servidores públicos em nível nacional.

Amanhã (28/08), a dirigente marca presença no Encontro de Saúde de Servidores do TJPE, com o tema: “Intensificação do trabalho e adoecimento: condições laborais”. O evento é organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário do Estado de Pernambuco (SINDJUD-PE) e será pelo YouTube, na TV SINDJUD-PE.

O evento abordará desde a ergonomia no local de trabalho, assédio moral, saúde e segurança no meio ambiente do trabalho, além de ser o marco do lançamento da “Campanha de Combate ao Assédio Moral“.

REPRESENTATIVIDADE NA FENAJUD|

Na semana passada, no dia 20/08, a diretora também participou do Conselho de Representantes da Fenajud. O evento pautou o retorno ao trabalho presencial dos trabalhadores e trabalhadoras do Judiciário e a reposição salarial em face da Lei 173 do Executivo.

Os dirigentes debateram ainda sobre a Lei 173/20 que, no contexto da pandemia, ficou conhecida como Lei de Socorro aos Estados, e inclui o trecho que proíbe o reajuste no salário de servidores Federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021. O debate aconteceu com a presença do advogado trabalhista, Dr. Ludimar Rafanhim – que atende alguns sindicatos de base da Fenajud, onde explicou as vedações da Lei Complementar e as permissões previstas.

ATUAÇÃO|

As entidades sugeriram ações técnicas a serem encabeçadas pela Federação, como: a realização de reunião com Conselho Federal da OAB nacional, acerca do retorno presencial; reunião com a comissão saúde do CNJ expondo a situação dos estados.

A Federação também fará levantamento das Resoluções acerca do teletrabalho nos TJs e suas diretrizes. Dentro do âmbito do teletrabalho, vai procurar o CNJ para debater as regras de retorno. Campanhas publicitárias também serão realizadas no contexto das ações propostas.

Durante o Conselho de Representantes os sindicatos aprovaram a realização da segunda etapa do Conseju – Congresso Nacional da FENAJUD em Fortaleza (CE). A atividade vai acontecer de forma presencial nos dias 8, 9 e 10 de dezembro de 2021.

Com informações da Fenajud

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *