SINJUSC inicia debate com contadores sobre GECUSTAS

Ontem (27/08), nos reunimos de forma virtual com os contadores para debater o projeto GECUSTAS (SEI n. 0024490-52.2020.8.24.0710), o qual visa vincular as atividades das contadorias à DOF, centralizando nesta diretoria a distribuição de processos e, por conseguinte, a própria organização do trabalho.

Uma alteração bastante significativa nesta atividade importante dentro da dinâmica do dia a dia dos fóruns. No entanto, não houve diálogo para construir de maneira adequada com as pessoas que exercem as funções e conhecem, como ninguém, o seu funcionamento. O projeto não findou, então, ainda há tempo do TJSC abrir discussão de maneira concreta, por meio da formação de uma comissão ou, ainda, abertura de diálogo com possibilidade de alteração.

No encontro promovido pelo SINJUSC foi possível identificar algumas limitações do projeto, sendo uma delas a redução das atividades da contadoria às custas judiciais. De fato, o E-proc reduz as atividades no que tange esta parte das atividades da contadoria. No entanto, esquecem-se que a parte mais complexa do trabalho dos contadores dizem respeito aos cálculos processuais que ocorrem em vários tipos de demanda e nas mais variadas complexidades. A não observação disso no projeto preocupa os contadores, pois acarreta uma série de consequência que não são contempladas no projeto.

Seguimos dialogando com os contadores para construirmos juntos alternativas viáveis para o melhor desenvolvimento das atividades da contadoria. Não dá para aceitar imposições por parte do TJSC sem diálogo. Mas diálogo de verdade, não pseudo-diálogo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *