SINJUSC é precursor na construção de resolução contra assédio e discriminação

O SINJUSC segue construindo junto com a Administração do Tribunal de Justiça a minuta de resolução sobre a Política de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, do Assédio Sexual e da Discriminação. A proposta, que deve ser levada ao Órgão Especial em breve, atende luta história dos trabalhadores e foi instituída pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 351/2020.

A experiência de anos de estudos, monitoramento e formação do Sindicato em relação à saúde do trabalhador, tem sido precursor nos debates com o Tribunal. Além de expor as diversas variantes que levam ao adoecimento do servidor no local de trabalho, na última reunião realizada em 19/02, o Sindicato conscientizou os membros do comitê da importância da dar visibilidade expressa ao racismo, misoginia e homofobia, além das já contempladas categorias da discriminação, assédio moral e sexual. Houve sensibilização por parte dos membros pela proposta apresentada pelo Sindicato e os termos foram inseridos.

Racismo estrutural
Outro debate importante que ocorreu no dia 19/02, foi a importância de especificar o racismo estrutural, que na visão do SINJUSC é uma tema que precisa ser amplamente debatido junto ao Comitê de Diversidade, recentemente criado. No assunto, o SINJUSC também é vanguarda e trabalha em conjunto com o Coletivo de Negros e Negras do Judiciário Catarinense.

Pesquisa em construção
Para somar no trabalho de prevenção, em paralelo ao trabalho com o Tribunal, também seguimos nos reunindo com o Núcleo de Estudos de Processos Psicossociais e de Saúde nas Organizações e no Trabalho (Neppot) da UFSC. Com eles, estamos organizando uma pesquisa científica para estudar os impactos psicossociais do trabalho dos servidores do judiciário catarinense. Essa semana tivemos nosso terceiro encontro para alinhar os objetivos e a metodologia da pesquisa.

SINJUSC nas Comarcas
Como o SINJUSC não para, mesmo. A saúde mental também está sendo debatida comarca a comarca durante as reuniões regionais virtuais. Ontem (24/02), colegas de Porto União e Papanduva receberam a Direção e, hoje (25/02), será a vez de Braço do Norte, Orleans e Lauro Muller. Se você é de alguma dessas comarcas de amanhã, receberá o link por e-mail e ou WhatsApp. Caso não receba, envie uma mensagem para Conecte SINJUSC.

Colegas de Porto União e Papanduva participaram de diálogo com a Direção do SINJUSC no dia 24/02

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *