Sindicatos abrem espaço para saúde no Conselho Nacional de Justiça

O SINJUSC reuniu-se com o juiz Valtércio Ronaldo de Carvalho, conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e presidente do Comitê Nacional de Atenção Integral à Saúde, para tratar de demandas dos trabalhadores e trabalhadoras do judiciário catarinense na área de saúde na tarde desta quarta-feira, 05/06.

Em reunião no CNJ realizada em maio, o Sindicato requereu espaço para os sindicatos no Comitê Nacional e Saúde. Veja aqui.

Além de tratar de pautas específicas do Sindicato, o dirigente do SINJUSC Guilherme Peres, que também é coordenador de Saúde e Previdência da Federação Nacional dos Trabalhadores no Judiciário nos Estados (Fenajud), comunicou o conselheiro Valtércio sobre a divulgação da Pesquisa Nacional – veja aqui – realizada com trabalhadores/as de tribunais.

A divulgação da pesquisa ocorre dia 7/06, durante Reunião do Conselho de Representantes da Federação. Veja aqui.

O conselheiro Valtércio abriu espaço para que o diretor do SINJUSC e da Federação apresente os resultados da pesquisa nacional dia 26 de junho em reunião do Comitê Nacional, assim como no II Seminário Nacional de Saúde, dias 4 e 5 de setembro.

Em 2015, o Conselho Nacional de Justiça instituiu a Política de Atenção Integral à Saúde de Magistrados e Servidores do Poder Judiciário e criou o Comitê Nacional de Atenção Integral à Saúde, assim como ordenou a instalação de comitês regionais. Veja aqui.

Levantamento do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ, de 2016, ansiedade e depressão eram as principais doenças relatadas pelos servidores e magistrados.

Em março passado, o Conselho Nacional de Justiça realizou o I Seminário Nacional. Com exceção da magistratura, a saúde dos demais integrantes do judiciário não esteve na pauta. Veja aqui. Com a reunião com o conselheiro Valtércio, trabalhadores e trabalhadoras estarão visíveis, em mesa de debate e oficina, em setembro próximo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *