Sete candidatos disputam presidência do TJSC nesta quarta

A eleição do Tribunal de Justiça ocorrerá nesta quarta-feira, 06/12. Pela primeira vez na trajetória do Poder Judiciário de Santa Catarina, sete candidatos disputam os votos do colégio de apenas 97 desembargadores. O atual número de desembargadores, maior que na última eleição, permitirá uma escolha mais democrática, mas ainda há muito para avançar na escolha dos mandatários do judiciário.

O processo eleitoral no Tribunal de Justiça neste ano abriu uma brecha para aqueles que há muito tempo desejam uma eleição com maior participação da sociedade. O fim da lista enxuta, restritiva, é um pequeno passo no longo caminho do avanço para um Poder Judiciário que espelhe uma sociedade democrática, transparente e participativa.

São candidatos na quarta-feira os desembargadores Alexandre d’Ivanenko, Cesar Augusto Mimoso Ruiz de Abreu, Joel Dias Figueira Júnior, Jorge Luiz de Borba, Maria do Rocio Luz Santa Ritta, Ricardo Fontes e Rodrigo Collaço. Para vencer no primeiro turno, o candidato precisa ter 47 votos. Caso isso não ocorra, o segundo turno se realiza também na quarta-feira com os dois candidatos mais votados. A eleição pode ser acompanhada na página do Tribunal.

O SINJUSC, antes e após a divulgação dos nomes, manteve vários encontros com os candidatos, oportunidade em que debateu as principais questões dos trabalhadores, como o PCS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *