Protocolado projeto popular que pede a revogação dos 14% dos aposentados

Dia histórico para a luta dos aposentados: com muita mobilização do SINJUSC e outros sindicatos estaduais, foi protocolado nesta terça-feira (16/08), o projeto de iniciativa popular que pede a revogação dos 14% de alíquota previdenciária para aposentados que recebem até o teto do INSS.  Agora as assinaturas serão conferidas e depois o projeto passa a tramitar na Assembleia Legislativa.

Foram quase 60 mil assinaturas colhidas, ultrapassando a meta de 54 mil (1% do eleitorado catarinense) necessária para o rito de um projeto popular dentro da assembleia Legislativa de Santa Catarina. A última que vez que os trabalhadores conseguiram reunir tantas assinaturas foi em 2018, sendo o 4º projeto desse tipo em tramitação na Alesc até hoje.

O desconto de 14% foi aprovado na Reforma da Previdência do governo Moisés, em agosto de 2021 e, que dentre outras mudanças, passou a descontar o percentual na folha de pagamentos de servidores já aposentados, taxando quem antes era isento e já tinha a renda comprometida.

TEVE MUITA LUTA!

O SINJUSC, junto com o Fórum dos Servidores Estaduais de Santa Catarina, fez intenso trabalho de enfrentamento ao confisco, quando o projeto da reforma ainda tramitava na Alesc. Campanhas de mídias impressa/física/digital/redes sociais, carro de som, audiência pública e inúmeras tentativas de diálogo com o governo  e deputados foram os caminhos de luta. Ignorando todo os chamados, o projeto foi aprovado, mas os trabalhadores avisaram: “não vamos recuar”.

Diversas estratégias foram organizadas e além do projeto popular, o SINJUSC também ingressou com uma ação, que teve liminar favorável no fim do ano passado, mas foi cassada pelo governo poucos dias depois. O processo continua em andamento.

Em paralelo, o SINJUSC continuou mobilizado para colher as assinaturas. Fez envio das folhas para o endereço de todos os servidores, percorreu centenas de quilômetros de comarca em comarca, fez chamados online, assembleias, eventos. E novamente, só a luta garantiu que o projeto avançasse na Alesc: lembre-se disso quando criticarem a atuação sindical e o envolvimento do SINUSC com as ruas!

APENAS 9 DEPUTADOS VOTARAM CONTRA A REFORMA DA PREVIDÊNCIA|

Em 05 de agosto de 2021, o funcionalismo público de Santa Catarina foi duramente atacado  de forma física, financeira e social, quando 31 deputados catarinense aprovaram a reforma da previdência.

O SINJUSC, ao lado de muitos sindicatos e milhares de servidores, esteve presente no ato que teve forte repressão e cerco policial. Apenas 9 deputados votaram contra as mudanças aprovadas, as mais duras já feitas na previdência do funcionalismo público e, o governador Móises, que tenta a reeleição com voto dos servidores, avisou na ocasião que faria outras reformas.

REVEJA AQUI OS DEPUTADOS QUE CONFISCARAM O SALÁRIO DOS APOSENTADOS!

Não esquecem esses nomes e seus votos. Vale sempre lembrar do deputado Ricardo Alba, que é servidor do judiciário e deu as costas para sua categoria com voto favorável à reforma. Além deles, outros inimigos declarados  e notórios do serviço público votaram a favor: PSDB – Marcos Vieira, PSL – Ana Campagnolo, Novo – Bruno Souza PSL – Jesse Lopes, PP – João Amin, entre outros.

12 comentários

  1. Parabéns a todos. É isso, nós avisamos: “não vamos recuar”. Pela revogação dos 14% do IPREV que nos foi confiscado.🤛💪👏👏👏🙌🙏

  2. Sou Servidora aposentada e também sofri o confisco da previdência. Claro que sou contra, pois, dói no ‘bolso’. Porém, temo uma represália do Governador contra o nosso Sindicato, diante da frase ‘Moisés ladrao’ nessa faixa. Afinal, o que ele, Governador fez,foi com base em uma Lei, não??? Me corrijam, por favor se eu estiver errada.

  3. Não se esqueçam e não votem mais nesses políticos que foram contra os servidores. Se não fosse o sindicato e alguns políticos pró-servidor as reformas seriam piores. Isso tudo é reflexo do governo federal que só quer atingir classes que não lhe representam, mas o grupo de apoio da presidência está bem protegido!

  4. Pior de tudo foi estes deputados estadual não votarem o impeachment desde cara que se diz governador de SC e traiu todos os servidores, estes deputados estaduais deveriam tomar vergonha na cara, mas sabemos que muitos deles não vão se releeger.

  5. eu vou além da defasagem do salário mínimo, primeiro os Políticos tem que analisar , o Cidadão que paga aluguel, ( farmácia ) alimentos) roupa , calçado) Luz ) água) e recebe só um salário mínimo, não tem condições de viver uma vida digna, só não passa fome e necessidade, porque os parentes ajudam, eu mesmo estou pagando por uma situação muito difícil, tudo porque os alimentos caros, por ter um salário mínimo defazado há muito tempo, quando vem aquele almento ! é 40 reais , agora está vindo 100 reais, só que os alimentos os preços foram lá nas nuvem, hoje o salário mínimo, era pra ser 1.950 Reais, vcs Deputados! vamos analisar mais direito, o reajuste do salário mínimo , vxs não está nem aí , para o povo, na época da política vcs procura os eleitores, como – se fossem igual um cachorro 🐕 🐕 na mata procurando animais da selva, vai ter troco na eleição, tá!

  6. Sr governador Carlos Moisés, esses 14%, retirados da nossa folha de pagamento, para eu sobreviver fez muita falta, deu uma boa diferença no meu orçamento. Pedimos por favor revogue esta lei, está fazendo falta. Falo por mim,vestiu em dificuldades financeiras, empréstimo não dá para fazer, juros muito altos. Tenha piedade de todos os aposentados!

  7. Fui comprar meus medicamentos e se foram 870,00 é o que me descontam do IPREV. Quero que apareça um aqui pedir votos! Vai errar até a rua pra voltar!

  8. Uma enorme injustiça pois professores não possuem fundo de garantia,e foram retirados muitos outros benefícios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *