Nap se reúne de forma online para debater a pauta dos aposentados

Plenária dos aposentados para escolha dos delegados será dia 12/04

O SINJUSC convoca todos os servidores aposentados para a Plenária dos Aposentados que irá eleger os delegados para do IX Congresso Estadual dos Trabalhadores do Judiciário, no dia 12 de abril, às 17h, de forma online. Para participar é necessário fazer inscrição AQUI. O assunto foi pauta de reunião na tarde desta terça-feira (29/03) com as lideranças do NAP.

Poderão ser eleitos delegados aposentados na proporção de 1 delegado para 15 filiados aposentados.

IMPORTÂNCIA DE ELEGER DELEGADO APOSENTADO|

É de grande e relevante importância que os aposentados marquem presença e posição no congresso, porque é lá que, além da pauta congressual, que tratará de assuntos como defesa do serviço público, saúde, formação etc, o evento oportunizará também a construção dos eixos de luta para ativos e aposentados.

REAJUSTE AOS SEM PARIDADE|

Os aposentados também reforçaram a necessidade de ampliar a luta pela reposição dos aposentados sem paridade, que estão sem reajuste desde 2018 e acumulam perda de 28,13% até dezembro de 2021. Por lei, o governador do Estado deveria conceder esses reajustes anualmente.

O SINJUSC está estudando a melhor e mais efetiva forma de cobrar esses passivos, já que continua sendo do Executivo a competência de reajustar os salários dos sem paridade. Pressionado pelos servidores, o Governo mostra sinais de que pode avançar com o pedido, mas é preciso pressionar mais.

PROJETO CONTRA O CONFISCO DA APOSENTADORIA|

Também foi sublinhada a importância dos servidores aposentados somarem na coleta de assinaturas no projeto de iniciativa popular que visa derrubar o desconto de 14% dos aposentados que recebem até o teto do INSS, ou seja, até R$ 6,4 mil, voltando assim às regras anteriores à reforma. O que está acontecendo hoje é que as mudanças aprovadas atacaram justamente os menores salários. A desconto da alíquota de 14% passou a atingir salários a partir de 01 (hum) salário-mínimo, o que não ocorre na iniciativa privada. Na prática, é um aumento na contribuição na faixa de 300%. Um verdadeiro confisco.

O SINJUSC enviou para todos os filiados uma correspondência contendo folhas para assinatura do projeto. Os aposentados podem remeter de volta ao SINJUS via Carta Resposta (envelope adicional enviado junto) e os ativos devem entregar na comarca para remeter ao SINJUSC via malote. Para mais informações, clique AQUI.

3 comentários

  1. Ainda não recebi a lista de assinatura do projeto iniciativa popular para pegar assinatura

  2. Desculpe minha ignorância, mas essa inscrição é para participar da escolha dos delegados né e não pra gente se candidatar ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *