Comarca de Gaspar na luta por valorização. Foto: Arquivo SINJUSC 2018

Justiça em Números, do CNJ, atesta sobrecarga de trabalho dos servidores do TJSC

Os servidores do Judiciário de Santa Catarina continuam como líderes de sobrecarga de trabalho entre os tribunais de médio porte. Entre todos os tribunais, o TJSC ocupa o terceiro lugar. A situação, levada como pauta do SINJUSC que luta por reposição no quadro há anos, foi atestada pelo Justiça em Números 2019 (ano-base 2018).

Desde de 2017, os servidores ocupam a primeira colocação com a maior carga de trabalho. Compare os dados aqui (2017), aqui (2018) e aqui (2019). “A incansável dedicação” do servidor colocou o Tribunal na vice-liderança entre os de médio porte, que mais julgaram em 2018. Foram 100 mil processos a mais do que em 2017.

Enquanto o Tribunal comemora, o SINJUSC volta a cobrar mais nomeações de aprovados. O Tribunal prometeu chamar 320, diminuiu para 264. Mas o Sindicato lembra, conforme o próprio CNJ revela, que o TJ tem 760 cargos vagos. Ou seja, é preciso repor mais servidores!

Sobre as nomeações, fruto do intenso trabalho reivindicatório do SINJUSC (Veja Série: luta por concurso), outra situação a ser questionada é a forma como foram conduzidos os estudos pra distribuir os nomeados.

Todos os fóruns foram colocados com a necessidade de 7 servidores, 2 no gabinete e 5 no cartório. O problema consiste na não averiguação das necessidades de cada local de trabalho. Tem comarca com 15 mil processos e outras com 2 mil. Por isso, a necessidade de recursos humanos é diferente. Os estudos não foram feitos in loco. O Sindicato recentemente esteve na base e tem propriedade para contestar isso.

Para 2020, com as 264 nomeações que o SINJUSC conseguiu negociar, espera-se que o Justiça em Números traga dados melhores e que os servidores não tenham que trabalhar incansavelmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *