Fechada programação do Seminário “Futuro do Trabalho”, em parceria com a UFSC

Foto Henrique Almeida

O SINJUSC divulga a programação completa do Seminário Internacional “O futuro do trabalho: perspectivas latino-americanas”, uma parceria do Fazendo Escola com o Laboratório de Sociologia do Trabalho (LASTRO), vinculado à Universidade Federal de Santa Catarina, (UFSC). Os participantes receberão certificado de horas pela participação emitido pela universidade.

O futuro do trabalho na América Latina se tornou ainda mais incerto após o início da pandemia de COVID-19, por isso, o Fazendo Escola (escola de formação sindical do SINJUSC), se propôs a debater o tema e conquistou espaço junto à universidade, que cumpre uma função social imprescindível para compreender a realidade e projetar o futuro.

O Evento conta ainda com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina (SINTRAJUSC) e do Sindicato dos Servidores da Justiça do Estado do Rio Grande do Sul (SINDJUSRS).

Os encontros que serão realizados de forma online, com a transmissão audiovisual pelos canais do YouTube “Fazendo Escola” e do Laboratório de Sociologia do Trabalho/UFSC, acontecem em outubro e  novembro. Veja programação abaixo:

Data: 20 de outubro de 2021, 18:30hs|

A pandemia e o mundo do trabalho: tecnologias e trabalho|

A proposta de discussão para esse seminário é refletir sobre a acentuação do uso das tecnologias durante a pandemia e seus efeitos sobre o ambiente de trabalho. Nesse contexto, propõe-se discutir sobre o teletrabalho, a plataformização, o home office nas relações entre trabalho e capital, o desemprego e a precarização das condições de trabalho.

Data: 27 de outubro de 2021, 18:30hs|

Assédios, violências, saúde e cuidado|

Os efeitos da pandemia sobre a saúde dos trabalhadores e a importância do cuidado são temas que irão nortear esse seminário. Assim, propõe-se discutir sobre violências, sofrimentos, saúde mental, a vulnerabilização dos trabalhadores essenciais e a intensificação do trabalho de cuidados durante a pandemia.

Data: 3 de novembro de 2021, 18:30hs|

Liberdade, precariedade e trabalho compulsório|

Trabalho precário, escravidão contemporânea, relações de dependência e trabalho compulsório são temas que permanecem atuais no Brasil e na América Latina ainda no século XXI. É preciso situá-los em nossas pautas e discuti-los para criarmos ferramentas eficazes de enfrentamento. Diante disso, propõe-se debater sobre liberdade, precariedade e trabalho compulsório em nossa contemporaneidade.

Data: 10 de novembro de 2021, 18:30hs|

Desigualdades estruturais e mercado de trabalho|

As condições desiguais do mercado de trabalho brasileiro e latino-americano serão discutidas nesse seminário. Desse modo, convém analisar a consubstancialidade, a matriz de desigualdades através do gênero, raça, classe e idade, as desigualdades no trabalho por conta própria e empreendedorismo e pensar sobre novas possibilidades de coletivos de gênero e raça nos sindicatos e associações de trabalhadores.

Políticas de austeridade e reformas no mundo do trabalho|

Data: 17 de novembro de 2021, 18:30hs|

As recentes mudanças legislativas, especialmente no âmbito trabalhista, são temas centrais desse seminário. Planos de reformas e medidas de precarização que atingem o emprego, a renda e a ação sindical, serão abordados e discutidos por pesquisadores nacionais e internacionais, representantes sindicais e juristas.

Data: 24 de novembro de 2021, 18:30hs|

Trabalhadores e trabalhadoras reinventam formas de organização|

Para finalizar o ciclo de seminários, propõe-se refletir sobre novas formas de organização no mundo do trabalho. Através de troca de experiências, pesquisadores e representantes sindicais serão convidados a pensar sobre o refluxo do sindicalismo, novas perspectivas e ações coletivas para mobilização da classe trabalhadora no Brasil e na América Latina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *