Em cerimônia simbólica, nova diretoria do SINJUSC toma posse para o triênio 2019/2022

A nova Diretoria do SINJUSC tomou posse neste sábado (07/12), em Florianópolis. O presidente Neto Puerta, eleito para o cargo, ficará à frente da entidade no mandato 2019/2022. O evento foi simbólico para oportunizar a agenda do dia – lançamento da Valente e  Assembleia Geral Ordinária. A transição oficial é dia 17 de dezembro.

Prestigiaram o evento representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Poder Judiciário Federal no Estado de Santa Catarina (Sintrajusc), do Sindicato dos Servidores da Justiça do Rio Grande do Sul (Sindjus RS), Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Associação de Assistentes Sociais do Poder Judiciário de Santa Catarina (ACASPJ), Departamento de Pós-Graduação da UFSC e da Rede de Inserção da Rua (RIR) da Pastoral da população em situação de rua de Florianópolis.

O servidor Walmor Grando fez seu último discurso como presidente e afirmou que os três anos na presidência muito lhe ensinaram e que cada conquista valeu o esforço.

“A luta é difícil, mas como é bom olhar e ver o que fizemos. Eu termino um ciclo e afirmo que as novas pessoas que vêm ai, estão cheia de vontade. Vem pra renovar mesmo. Quero desejar tudo de bom para essa nova gestão e faço um apelo à categoria: mantenham-se filiados. O SINJUSC só é forte quando ele tem a representatividade na base. E nesses tempos difícil não adianta se isolar”, finalizou”.

Também em discurso, o atual secretário-geral, Neto Puerta, que a partir do dia 17 de dezembro presidirá o SINJUSC, agradeceu o trabalho, empenho e apoio de  todos.

“Foram muitos aprendizados e momentos difíceis, mas chegamos aqui com saldo bem positivo. Agradecemos a categoria que votou na nossa chapa, nos ajudou, que nos auxiliou nesse trabalho, que começou em 2016. São muitas pessoas envolvidas”.

Neto ponderou sobre a conjuntura política do país e do quanto a polarização contribui à desinformação.

“É complexo o sentimento de estar aqui neste momento que o país vive, de ataques frontais à Democracia, ao Estado democrático de Direito, aos Diretos Humanos, aos diretos dos trabalhadores, ao conhecimento, às artes, à filosofia, aos conteúdos reflexivos. Por isso, precisamos de sabedoria para ampliar o debate e o diálogo de forma aberta, sem ingenuidade, mas também sem imposições. E fomentar esse diálogo efetivo na base e internamente na diretoria, nos movimentos sociais em questões de raça, classe e gênero”.

As pautas de fora, segundo ele, refletem diretamente nas questões internas da categoria: salário, condições de trabalho, reposição de quadro. Não há como dissociar uma coisa da outra, tampouco são excludentes. Ao contrário, elas se complementam. E com isso, os quatro eixos de atuação foram reafirmados pelo futuro presidente: quebra do limitador, gestão democrática, saúde e a tecnologia a serviço do servidor.

Pela dedicação e trabalho árduo dos três últimos anos, uma homenagem foi feita aos dirigentes Valfrida de Oliveira, Walmor Grando e Cláudio Del Prá Netto.

A cerimônia também foi transmitida ao vivo pelo Facebook. Veja aqui.

Representatividade

Em um cenário tão preocupante, é extraordinário que a luta das mulheres tenha se fortalecido. O SINJUSC, por exemplo, preocupado em formar uma entidade com participação feminina, construiu a chapa com 60% de mulheres. Somente na diretoria Executiva, dos 18 representantes, 10 são mulheres. Confira abaixo a composição da Diretoria Executiva:

NOME

Cargo

HELIO LENTZ PUERTA NETO

Presidência

ALCIDES ALONCO LEONEL

Vice-presidência

CAROLINA RODRIGUES COSTA

Secretaria Geral

SORAIA JOSELITA DEPIN

1º Secretario(a)

LUIZ CARLOS CELA ZOLET

Secretaria de Finanças e patrimônio

IGNEZ BUSNELLO DURGANTE

1º Tesoureiro(a)

LILIANE FATIMA DE ARAUJO

Secretaria de Estudos Sócio-Econômicos e formação sindical

MOACIR DIAS

2°(a) Secretário(a) de Estudos Sócio-Econômicos e formação sindical

RODRIGO CORREA SIMON

Secretaria de Imprensa e Divulgação

ALBA LUCIA FERNANDES

2° Secretário(a) de Imprensa e Divulgação

GUILHERME PERES FIUZA LIMA

Secretaria de Assuntos Jurídicos

TULIO CESAR DIAS

2° Secretário(a) de Assuntos Jurídicos

ALESSANDRA LUDWIG

Secretaria de Política Sindical

JOSIANE CENSI

2° secretário(a) de Política Sindical

RAFAEL ROVARIS

Secretaria de Cultura, Promoção Social e Esportes

DANIELE BURIGO MARQUES HEINZEN

2° Secretário(a) de Cultura, Promoção Social e Esportes

ROSALEINE BERTA SOARES

Secretaria de Aposentados

TEREZINHA CAVALLI

2° Secretário(a) de Aposentados

Fotos/Crédito: MiZolet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *