Como votar na eleição do SINJUSC

Atualizada em 10/10/2019 às 13h28

Na próxima semana, dia 17, o SINJUSC finalizará mais um processo eleitoral com a sua participação nas urnas. Nesta data, em todas as comarcas, haverá uma urna para que os trabalhadores(as) filiados(as) ao sindicato possam depositar seus votos. Neste ano há duas chapas concorrentes. A Chapa 1 – Avante e a Chapa 2 – Tempo de Renovar. A chapa vencedora vai dirigir o SINJUSC no período de 2019 até 2022.

Como votar?

A eleição vai acontecer na próxima quinta-feira, dia 17/10 das 12h30 às 18h30. Nas comarcas haverá uma urna, a relação de candidatos de cada chapa, lista de votantes. Na sede do SINJUSC também os trabalhadores podem votar.

Para os trabalhadores ativos que não têm certeza do local de votação, o sindicato organizou a listagem de todas as comarcas e seus respectivos eleitores. Acesse aqui a lista por ordem alfabética das comarcas para saber em qual você deve votar. No dia da eleição o(a) eleitor(a) receberá no local de votação a cédula para escolher entre Chapa 1 ou Chapa 2. Basta ir à cabine e votar.

Aposentados

Já os aposentados receberam via Correios os materiais com a cédula, instruções e envelopes.  Na cédula, após preencher com caneta o quadrado específico, deverá dobra-la nas marcas indicadas e colocá-la dentro do envelope “pardo” que possui a numeração 1 – DO VOTO. Depois, este envelope pardo deverá ser colocado dentro do envelope “branco”, identificado com a numeração 2 – PARA COMISSÃO ELEITORAL. Ambos os envelopes devem ser selados com cola. Feito isso, o aposentado deve colocar a carta em qualquer agência dos Correios ou caixa receptora dos Correios, que será encaminhada para Caixa Postal da Comissão Eleitoral, em Florianópolis.

Teletrabalho

Aos filiados que estão em Teletrabalho, também devem acessar aqui a listagem e ver em qual comarca pode votar. Feito isso, basta ir até o respectivo fórum para votar.

Em trânsito

O filiado do SINJUSC que já sabe que votará em trânsito dia 17 de outubro pode comunicar desde já a Comissão Eleitoral para evitar contratempos no momento de sua identificação na mesa coletora de votos.

O voto em trânsito – fora do local de trabalho do/a servidor/a – está previsto no regulamento eleitoral do Sindicato. O eleitor é identificado em uma lista adicional e a cédula com o seu voto, em separado, é depositado na urna com dois lacres.

Como há a possibilidade de alguns trabalhadores e trabalhadoras ou estarem em cursos ou em atividades em outras comarcas que não aquelas onde estão lotados, a Comissão Eleitoral abriu a oportunidade para, aqueles que queiram, informar o local em que votarão no dia 17 de outubro.

Isto permitirá à Comissão Eleitoral informar ao presidente da mesa coletora de votos a quantidade e a identificação dos eleitores que não são daquele local mas que comparecerão naquela seção.

Com esta possibilidade de identificação antecipada de local de voto fora do seu local de trabalho original, a Comissão Eleitoral pretende facilitar as demandas das mesas coletoras quanto ao voto em trânsito, identificado como voto em separado e que tem um sistema de apuração diferenciado.

Caso haja alguma dúvida entre em contato com a Comissão Eleitoral pelo email: eleicao2019@sinjusc.org.br ou pelo Whatsapp 48 99642-8586.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *