Coletivo Valente reúne mulheres do Oeste e busca ampliar formação do Grupo

O Coletivo Valente reuniu aproximadamente 30 mulheres do judiciário em Chapecó, na última quinta-feira (20/06). Abordagens teóricas, arte e relatos de experiências fizeram parte da programação. O evento contou com palestra da assistente social, Fernanda Ely Borba e com a performance “Medusa Enredada”, da artista Camila Durães Zerbinatti.

Para servidora Ely Borba, a descentralização do Coletivo com atividades no interior é significativo à formação da categoria.

“Vivemos um período com graves ataques ao sistema de proteção social, com destaque à reforma da previdência. Alinhado a isso, as mulheres enfrentam outros problemas, como o trabalho não pago (cuidado doméstico, com os filhos e familiares). Isso tudo aprofunda ainda mais a desigualdade de gênero. Por isso, precisamos levar informação para todos os cantos”, pontua.

Ely Borba ministrou sobre as principais frentes do feminismo, com destaque para a importância do protagonismo das mulheres, inclusive no movimento sindical.

A servidora aposentada Ignez Busnello Durgante reforçou a necessidade de ampliar os debates para fortalecer a participação das mulheres da categoria.

”Nossos encontros mostram a importância de estarmos reunidas, nos informado e criando rede de apoio e de formação sobre violências e o mundo do trabalho. Crescemos e queremos estar em cada região do Estado. Você mulher do Judiciário pode colaborar e fazer o Coletivo expandir. Cada participação é importante e necessária”. Procure o Sindicato e saiba como fazer parte. O grupo é um espaço nosso, para nós”, expõe.

A Diretoria do SINJUSC entregou o último exemplar da Revista Valente, fez convite para envio de produções a 4 edição, programada para novembro e também lembrou do Encontro das Mulheres agora em agosto, dias 23, 24 e 25. Inscrições em breve.

Neste ano, o Coletivo teve programação também em Blumenau. O sindicato convida mulheres da categoria a formarem grupos em suas regiões e chamar o Coletivo para somar nas discussões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *