Coletivo Valente debate impacto social da pandemia sobre as mulheres

Trabalho invisível e trabalho não remunerado (doméstico, cuidados com os filhos e pais, organização e tomada de decisões em casa). Esses são alguns exemplos da carga mental e física (duplamente pesadas e silenciosas) que as mulheres sofrem, e com a pandemia, esse quadro se agravou.

A recente pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) mostrou que o isolamento social imposto pela pandemia do coronavírus afeta mais as mulheres do que os homens no Brasil. De acordo com o dados, entre as mulheres que preencheram o formulário online, 26,4% apontaram aumento nas tarefas domésticas. Entre homens, esse dado apareceu em apenas 13,1% dos participantes da pesquisa.

É exatamente sobre esse assunto que o Coletivo Valente convida para Live na próxima terça-feira (09/06), às 18h, pelo Facebook do SINJUSC. Como convidada, a professora Elaine Müller, antropóloga (DAM/UFPE), pós-doutoranda em Antropologia (PPGA-UFPB) e mãe de três de filhos. O tema é: “Mães que seguram a curva: diálogos sobre o trabalho de cuidados”.

O grupo segue em agenda e já antecipa que no mês de julho serão realizados outros dois eventos: uma formação on-line no dia 01/07 e mais uma LIVE no dia 07/07. Para o evento de formação, é necessária inscrição e elas serão abertas em breve. Quem irá coordenar é a Doutora em Saúde Coletiva pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Ligia Moreiras, que também a fundadora e escritora do o site Cientista Que Virou Mãe. Acompanhem!

As Valentes são servidoras, estagiárias e terceirizadas do judiciário catarinense que também acolhem e são acolhidas pelas esposas dos servidores. Elas dialogam e se mobilizam, sobretudo pela página no Instagram (siga aqui) e por grupo do Whatassap.

Nesses espaços elas trocam relatos das dificuldades de conciliar o trabalho, maternidade, estudos e convocam pela conscientização dos homens no compartilhamento das obrigações. Sobre masculinidades, tratamos aqui e aqui. InteressadAs em participar do grupo, basta mandar e-mail com nome completo, local de trabalho e número de celular à diretoria Carolina Costa carolina@sinjusc.org.br.

As Valentes convidam e esperam todAs e todOs na Live da próxima terça-feira! O debate da igualdade de gênero é urgente, necessário e precisa do envolvimento de homens! Homens, vamos dialogar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *