Coletivo Valente convoca união pelos direitos das mulheres no 8M

O Coletivo Valente convoca a categoria para participar das mobilizações que acontecerão em todo o Estado em alusão ao dia 8 de Março (8M), Dia Internacional das Mulheres. Atividades catalogadas acontecem em Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Porto Belo, Chapecó e Concórdia.

As Valentes estão organizadas e vão participar dos atos em suas cidades. Aqui na capital servidoras participam de debate amanhã (04/03), às 18h, na sede do SINJUSC, sobre formas de violência e apresentação de performance da Medusa Enredada com Camila Durães.

O evento será promovido pelo Sindes, com o apoio do SINJUSC, Sintufsc e Valente. No domingo, o grupo faz concentração na cabeceira da Ponte Hercílio Luz, com confecção de cartazes e organização para o ato central do dia 09/03, em que elas também farão presença. Além disso, no dia 9, o SINJUSC e as Valentes irão expor as edições da Revista com espaço de escuta e troca de relatos. Para acessar a programação do 8M em Florianópolis, clique aqui.

Além de toda a programação do Estado (veja abaixo a agenda das cidades catalogadas), as Valentes convidam as mulheres e colegas aliados na luta a fazer uma pausa no expediente no dia 09/03 para ler e debater a última edição da Revista Valente. A 4ª edição traz textos escritos pela categoria e já foi enviada a todas as comarcas, mas também está disponível para leitura aqui.

Como se organizar para participar do 8M?

Procure as organizações sociais da sua cidade ou da cidade vizinhe. Envolva-se nas atividades. Acompanhe as redes sociais e os debates que o SINJUSC e/ou outros sindicatos promovem sobre os direitos das mulheres. E caso sinta-se à vontade, nos envie seu relato de participação para compartilhamos na 5ª edição da Revista Valente. Nosso e-mail é sinjusc@sinjusc.org.br.

História do 8M e importância do movimento

De acordo com o Portal Catarinas – parceiro do SINJUSC, o 8M é composto por diversos coletivos, organizações e mulheres autônomas. O 8M Florianópolis, 8M Criciúma, 8M Chapecó e o 8M Blumenau são várias frentes da Greve Internacional das Mulheres que atuam de forma descentralizada em várias cidades, com presença em praticamente todos os Estados brasileiros e em mais de 70 países. Iniciado a partir de um movimento internacional em 2017, essa frente resgata e atualiza o sentido político do Dia Internacional das Mulheres, instituído no início do século passado, a partir da proposta da greve das mulheres.

Com uma categoria composta em sua maioria por mulheres, é fundamental o envolvimento e a participação do Sindicato e da categoria nas organizações dos movimentos emancipatórios e de igualdade. Lutar contra todas as formas de violência (psicológica, sexual, patrimonial, física) é uma pauta do SINJUSC e não vamos recuar!

Agenda no Estado

8M Concórdia

No dia 06/03, às 18h30, na Câmara de Vereadores de Concórdia/SC, acontece o Encontro: “Mulheres na Contemporaneidade”, mediado pelo Grupo Caboclas – Feminismo em debate. No mesmo dia, será realizada a cerimônia de Premiação do recorde brasileiro: “Caricaturista de rua com mais tempo de trabalho (feminino) – Primeira Mulher caricaturista de rua do Brasil”, conferido à artista, Simone Talin, pelo RankBrasil – Recordes Brasileiros.

8M Porto Belo

No dia 07/03, a partir das 16h, ocorre no Pier de Porto Belo, a 3ª edição do Ser Sarau: “A Arte de Luta pela paz. Celebração pelo Direito de ser quem somos e viver sem violência”.

8M Criciúma

No sábado, 07/03, às 21h, acontece o espetáculo teatral “ A nova ordem Bruxólica” da Coletiva Aluará. O evento será realizado no Cirquinho do Revirado.

8M Blumenau

As atividades tiveram início no dia 29/02 e seguem até 12/03. Clique aqui para conferir toda a programação.

8M Chapecó

No domingo, dia 08/03, a partir das 14h, a Praça Central será palco de arte, poesia, livros, música, feirinhas, rodas de conversa e trocas de conhecimento e experiências!

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *