Assembleia da URV aprova incorporação de 11,98% e 5 meses de retroativo

Mais de 1.200 pessoas participaram da ASSEMBLEIA DA URV desta quarta (29/06) que aprovou a incorporação de 11,98% já na folha de pagamento de julho para todos os servidores do TJSC. A proposta aprovada contempla ainda a aplicação retroativa do mesmo índice aos salários pagos de fevereiro a junho de 2022.

Outro item aprovado pelos participantes presenciais e virtuais foi a ratificação da decisão do 8º Congresso do SINJUSC sobre a contratação dos advogados Pedro Pita Machado, Daniel Mitidiero e Luiz Guilherme Marinoni para representar os interesses da categoria no caso da URV.

Na quarta-feira (06/07), o presidente do TJSC, Des. João Henrique Blasi, leva a proposta para aprovação no Órgão Especial. Aguarde as orientações da diretoria do SINJUSC sobre os próximos passos para a consolidação definitiva do acordo da URV.

URV PARA TODAS AS GERAÇÕES DE TRABALHADORES DO TJSC

Duas questões se destacaram nas falas da maioria das pessoas que fizeram intervenções na ASSEMBLEIA DA URV marcada por muita emoção e um sentimento de gratidão e respeito pela forma como o processo foi conduzido pela atual diretoria.

A primeira diz respeito às gerações mais antigas de servidores que aguardaram uma, duas e até quase três décadas, para ter esse direito recuperado em tempo de gozá-lo, muitos colegas se foram antes de serem contemplados.

A segunda diz respeito às próximas gerações de servidores, aqueles que ainda vão entrar no TJSC, e portanto, não terão mais esse direito sonegado como aconteceu com todos que ingressaram nos quadros do judiciário catarinense a partir de 1994.

De acordo com o presidente do SINJUSC, Neto Puerta, “é um momento histórico. Esta luta começou há 28 anos e hoje colhemos os frutos das sementes plantadas. Conquistar o índice de 11,98% é resgatar um direito que nos foi tirado. E isso não é pouca coisa. Lógico que gostaríamos de um retroativo maior, mas exaurimos todas as possibilidades da negociação. Hoje é um dia histórico! Os trabalhadores devem festejar.”

25 comentários

  1. Olá amigos colegas!
    Parabenizo, toda a direção dessa R. entidade sindical, pelo feito, conduzido até agora!
    Como será a efetivamente o cálculo mês a mês?

  2. Que Deus os abençoe pela perseverança e saibam que a maioria dos servidores esteve, está e sempre estará ao lado . Muito obrigada, orgulho e gratidão é o que sinto. Parabéns.

  3. Parabens. Bem merecido a categoria. Ja no RS cada juiz e desembargador deu interpretaçao doferente a cada funcionario mesmo tendo mesmo tempo de serviço e mesmas funçoes 😭

    • Olá, Almir. A operacionalização do acordo ainda está sendo tratada. O próprio termo do acordo está sendo construído pelas partes, o que também inclui os honorários. Mais informações serão postadas em breve.

  4. Excelente notícia. Apesar de não envolver o pagamento de um atrasado em valores ideais (tomei posse em 2003), acho que foi o melhor ganho possível. Praticamente já não havia esperança de receber algo. O pagamento do índice nesse momento de instabilidade econômica é uma ótima notícia. Parabéns ao sindicato.

  5. Alguma ideia de como será feito o pagamento do retroativo de cinco meses? parcelado ou apenas em uma vez em 2024?

    • Oi Julia, janeiro de 2024 é o limite para esse pagamento. Mas de acordo com os representantes do TJSC na mesa de negociação, a intenção é pagar o mais rápido possível!

  6. Vários Estados pagaram no mínimo três anos e nos tivemos a maioria ae agradando com 5 meses, achei revoltante tudo isso.

  7. Parabéns SINJUSC pela nossa vitória um direito nosso.
    Sou aposentado e estava torcendo e com esperança deste momento. Obrigado!

  8. Parabéns aos (às) Diretores(as) e filiados(as) do Sinjusc!! A luta política e sindical é a única saída para a classe trabalhadora!!

  9. Parabéns. Essa gestão do Sinjusc lutou muito. Negociou como podia. Momento histórico para os servidores.

  10. Parabéns aos envolvidos e à conquista da categoria. Como podemos fazer os cálculos para saber o valor que receberemos? É o base + 11,98% + o índice da inflação para os meses de fev-julho?

  11. Parabéns pelo empenho do SINJUSC e por todas as vitórias conquistadas nesta gestão. Em meio ao caos da pandemia e a crise econômica, nossa categoria saiu mais fortalecida e coesa dessa luta! Agora vamos negociar a quebra do limitador na carreira.

  12. Boa Noite!
    Os aposentados sem paridade também receberão esse reajuste e retroativo? Grata

    • Olá, José. A operacionalização do acordo ainda está sendo tratada. O próprio termo do acordo está sendo construído pelas partes, o que também inclui os honorários. Mais informações serão postadas em breve.

  13. Parabenizo o Sinjusc pela perseverança na busca de soluções dos direitos dos Servidores e Servidoras do Judiciário Catarinense. Pergunto quanto ao pagamento da correção monetária e juros dos atrasados da data base 21/22.

  14. Foi uma batalha grande para conseguirmos esse percentual de 11,98%, e o Sindicato com certeza lutou bastante para isso acontecer. Mas é triste abrir mão de todo esse atrasado de anos, décadas, para receber apenas 05 meses. Essa seria nossa chance de ter um dinheiro poupado por tanto tempo de espera e até descaso. No mais, aguardaremos a liberação dos triênios e o pagamento dos atrasados da inflação no período em que ficamos com nossos salários congelados por causa do Governo Federal. E só espero também que o TJSC, daqui para frente, se precisar indenizar qualquer um que faça parte do estado de SC, independente do concurso, cargo ou função, que seja apenas 05 meses, não importando o motivo da indenização, tudo com base na razoabilidade e limites da gestão como foi conosco!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *