67.123 candidatos para só 26 vagas no concurso do TJSC, mas…

Enquanto faltam mais de 600 trabalhadores no Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC), o último domingo, 22/07, foi marcado pela prova do concurso público para o preenchimento de 26 postos de trabalho em todo o Estado. Dois dias depois do concurso, nesta terça-feira, 24/07, o governador em exercício do Estado sancionou a lei que cria 462 cargos comissionados sem concurso.

Com a vida bem mais dura – meses de estudos, estresse antes, durante e depois das provas – do que os comissionados nomeados sem concurso para trabalhar em gabinetes de juízes, mais de 67 mil candidatos farão parte do “cadastro reserva”. Os 26 aprovados podem ser nomeados nos próximos meses, mas a maioria só deve começar a trabalhar em 2019.

O concurso de domingo é a penúltima etapa iniciada pela administração do Tribunal de Justiça há dois anos, em 2016, cujo cenário e necessidade já se mostra atualmente defasado. Hoje, a necessidade vai muito além das 26 vagas previstas no certame – o qual se arrastou até dezembro de 2017, quando finalmente o concurso foi levado a público.

O SINJUSC vem alertando sobre a necessidade de mais concursos porque é caótica a situação de falta pessoal em muitas comarcas. Em 111 comarcas, mesmo caso sejam chamados de imediato os 26 aprovados deste concurso, os trabalhadores continuarão sobrecarregados na maioria dos fóruns, pois o acréscimo de um trabalhador não gera mudança significativa no atual quadro de déficit de 600 vagas.

Curiosidades

O menor número de concorrentes foi para Oficial de Justiça em Porto União: havia 132 candidatos para uma vaga. A busca pela única vaga de Técnico Judiciário Auxiliar em Tijucas, por outro lado, foi a que concentrou mais candidatos: 1.665. Outras curiosidades são a inscrição de 9.687 candidatos para o “cadastro reserva” de Técnico Judiciário na Secretaria do Tribunal de Justiça, os 2.843 candidatos à reserva para o cargo de Analista Jurídico para a Capital e, para o mesmo local, a participação de 1.874 pessoas para a função de Analista Administrativo.

Veja aqui o edital do concurso

Veja aqui a relação de candidatos por vaga

Ingresso na função pública por concurso público e mais concursos públicos são lutas de toda sociedade democrática!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *